Projeto demagógico

Fonte: Diário do Nordeste

Há pouco tempo, o governo federal, para tirar o País da situação caótica em que se encontrava, provocada pela greve dos caminhoneiros, criou a malfadada tabela de preço dos fretes. Uma descabida intromissão no setor econômico, que teve como consequência, onerar o bolso do consumidor, aumentar a inflação e dificultar a competitividade do setor produtivo do País. Especialmente no campo das exportações. Agora foi a vez da Câmara Federal. Para melhorar a imagem política que anda um tanto desgastada, num pseudo-messianismo de véspera de eleição, aprova projeto de lei isentando os mais pobres de pagar conta de energia, como se bondade caísse do céu.

As distribuidoras já avisaram: o custo será repassado para as demais classes da população. Deviam ter incluido, também, conta d’água e de gás de cozinha, pois estão no mesmo nível de necessidade. É preciso cuidado para que essas ajudas à pobreza não se transformem em incentivo à pobreza e arrefeçam o interesse pelo trabalho.

Daqui a pouco, será melhor estar na classe de baixa renda, que estar na classe média, pois, nessa condição, receberá, além dos benefícios ora criados, o direito a bolsa-família, aposentadoria gratuita, transporte gratuito, assistência jurídica gratuita e mais uma série de vantagens que a classe média não tem.

Senhores deputados, o que o povo está precisando é de emprego, trabalho, e não de viver às custas dos outros.

E isto só se cria com crescimento econômico, com apoio ao setor produtivo e melhoria da infraestrutura. Esperamos que o Senado e o presidente da República barrem esse projeto.

Rafael Lopes Ferreira
Economista