default-logo1
default-logo1
22
AGO
2018

Especialista mostra perigos de explosão de gás de cozinha; saiba como evitar

Posted By :
Comments : Off

Fonte: G1 (EPTV)

 

Tem medo de ser vítima de uma explosão de gás? Testes com especialista do Corpo de Bombeiros mostram como evitar esse tipo de acidente e o que deve ser feito para o armazenamento e uso do botijão de gás de 13 quilos.

Dois casos de explosão aconteceram na região deixaram pessoas feridas e destruíram residências. Em Sumaré (SP), a casa teve parte da estrutura demolida e o casal, vítima da explosão, continuam internados no hospital.

Nilson Santos, engenheiro e técnico de segurança dos bombeiros, afirma que explosões são causadas em ambientes inflamáveis.

“Uma explosão acontece em uma mistura inflamável. Ali já existe o oxigênio no ambiente e o gás vazando, se torna uma mistura. Com centelha, desligamento de disjuntores, ocorre a explosão”, conta o especialista.

Em caso de vazamento, o morador da residência deve evitar ligar qualquer equipamento eletrônico, de acordo com Nilson.

“Ele não deve, de forma nenhuma, ligar qualquer coisa que seja eletrônico e abrir as janelas, portas para ventilação e desligar o registro para dissipar esse gás no ambiente”, aponta.

Outro teste mostra as explosões causadas pela mangueira, um dos casos mais recorrentes. Nilson conta que a frequência de acidentes acontece pelo ressecamento e obstrução do equipamento, que deve ser substituído.

“No caso do fogo, desligar o registro já resolve o problema. Se o fogo já tiver tomado conta de objetos, tem que acionar o Corpo de Bombeiros. Se for na válvula, é só tirar o registro, que a chama extingue”, esclarece o técnico em segurança.

Veja dicas para evitar explosão de gás

  • Busque um fornecedor confiável
  • Não adquira botijões com valores abaixo do mercado ou de fornecedores desconhecidos
  • Armazene o botijão de gás em local apropriado, aberto, arejado e protegido de fontes de calor, faíscas e redes elétricas
  • Nunca deixe o gás de cozinha dentro de porões, armários, gabinetes ou pias
  • Verifique as condições do botijão e suas conexões
  • Observe atentamente a data de validade do botijão
  • Siga as instruções de instalação
  • Não atravesse a mangueira pela parte de trás do fogão