default-logo1
default-logo1
14
MAR
2019

Como usar botijões de gás de forma correta para evitar acidentes

Posted By :
Comments : Off

Fonte: Diário dos Campos Gerais – PR | Geral  Ponta Grossa | PR

Acidentes com botijões de gás podem ser evitados com medidas simples de segurança durante o uso. O cuidado deve começar no momento da aquisição do botijão ou cilindro. Recipientes sem lacres ou sem a marca visível (estampada em alto relevo no corpo do recipiente) devem ser recusados.

A compra deve ser feita somente em revendas autorizadas, com entregadores devidamente identificados. Além disso, ao receber o produto, o consumidor deve se certificar de que a marca estampada em alto relevo no recipiente é a mesma do lacre e da etiqueta (rótulo) de segurança.

De acordo com Abrão Lincoln Mesquita, coordenador técnico de engenharia da Liquigás Distribuidora, todas as revendas precisam conter a placa de homologação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Outro cuidado, segundo Mesquita, é com a instalação do botijão nas residências. “Os botijões já vêm com adesivos de instruções para a instalação e o próprio morador pode fazer. No entanto, os revendedores também são preparados para realizar o procedimento ou ensinar os clientes”, diz.

Os reguladores e mangueiras, de acordo com o coordenador técnico, devem conter o símbolo do INMETRO, o número da norma técnica de fabricação, além das datas de validade impressas em seu corpo (esses equipamentos têm prazo de cinco anos).

O uso de reguladores e mangueiras vencidas pode causar vazamento. “É importante observar que para a fixação da mangueira no regulador e no fogão deve-se utilizar abraçadeiras. Após a instalação, é necessário verificar se há vazamento com um teste simples, que consiste em colocar espuma nas duas extremidades da mangueira”, explica.

Acidentes

Acidentes com botijões de gás ocorrem em decorrência dos vazamentos de gás pela mangueira ou abraçadeira que não está muito bem fixada. “Quando ouvimos falar de explosão, é importante que fique claro que não foi o botijão, e sim do gás que vazou e ficou confinado naquele local. Ao ocorrer uma ignição, ou seja, ligar a geladeira, por exemplo, pode ocorrer a explosão”, explica Abrão. Por isso, o coordenador explica que, ao sentir cheiro forte de gás, o morador deve sair da residência e ligar para o Corpo de Bombeiros.

Cuidados importantes com o recipiente

– Coloque o recipiente sempre em locais ventilados, para facilitar a dispersão do gás em caso de vazamento;

– Nunca armazene o botijão em compartimentos fechados;

– Nunca coloque o botijão próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas (mantenha distância mínima de 1,50m);

– O botijão deve ficar do lado de fora da cozinha em local arejado para a circulação de ar;

– Jamais passe a mangueira por trás do fogão para que não ocorra aquecimento;

– Não instale o fogão onde há corrente de ar que possa apagar a chama e causar vazamento de gás;

– Nunca vire ou deite o botijão. Se ainda existir algum resíduo de gás, ele poderá escoar na fase líquida, o que anula a função do regulador de pressão, podendo provocar graves acidentes.