default-logo1
default-logo1
18
SET
2019

Projeto revoga limitação para uso de gás de cozinha em motores em geral

Posted By :
Comments : Off

Fonte: Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 4217/19 pretende acabar com a proibição que existe hoje para uso do gás liquefeito de petróleo (GLP) em motores em geral, saunas, caldeiras e aquecimento de piscinas. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

De autoria do deputado Felício Laterça (PSL-RJ), o projeto revoga trecho da Lei 8176/91, que considera crime contra a ordem econômica usar GLP (o gás de cozinha) em desacordo com as normas legais, com pena de detenção de um a cinco anos.

Para o deputado, a proibição surgiu em um contexto de contenção do consumo de derivados do petróleo, provocado pela invasão do Kuwait pelo Iraque, que hoje não faz mais sentido. “Passados quase 30 anos, o cenário atual registra aumento substancial da produção interna de petróleo e considerável independência do GLP importado”, disse Laterça.

Ele disse ainda que não há mais fundamentação para considerar como crime o uso de gás de cozinha em desacordo com as normas legais. “O sistema legal civil e o administrativo são suficientes para tratar do tema.”

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Comissão de Minas e Energia; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Wilson Silveira