default-logo1
default-logo1
18
OUT
2019

EPE publica o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG

Posted By :
Comments : Off

Fonte: EPE

O Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG é parte dos estudos de planejamento energético realizados pela EPE no setor de gás natural, e busca apresentar as análises realizadas pela EPE quanto aos gasodutos de transporte que podem vir a ser implementados nos próximos anos no Brasil, de forma indicativa, com base em estudos de oferta e demanda, além de análises técnico-econômicas e socioambientais.

O presente estudo apresenta um breve panorama da infraestrutura de gás natural existente, prevista e indicativa (anunciada por agentes ou estudada pela EPE) no Brasil. Em seguida, é apresentada a metodologia de análise utilizada em termos de critérios técnicos, custos e características socioambientais. Nos capítulos seguintes, apresentam-se os projetos estudados que se referem a alternativas autorizadas ou à ampliação de gasodutos existentes, e também aquelas relacionadas à conexão de novas ofertas à malha de gasodutos de transporte existente. Para cada alternativa estudada são apresentados os critérios técnicos, econômicos e socioambientais considerados. Ao final, os resultados do estudo são resumidos e comentados de forma conjunta, avaliando-se os condicionantes que podem influenciar na sua viabilidade, bem como nas perspectivas de implementação de cada projeto.

No presente ciclo do Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG, foram estudados cerca de 2.000 km de projetos de gasodutos de transporte. A soma dos investimentos referentes a todos os projetos estudados alcança o patamar de R$ 17 bilhões.