GLP é alternativa eficiente para aquecimento de aviários

Fonte: A Hora do Ovo

Alternativa à energia elétrica e à lenha no aquecimento de aviários, o Gás Liquefeito de Petróleo, conhecido por GLP, é apresentado pela empresa Liquigás Distribuidora como um energético que proporciona controle de temperatura e alto rendimento.

Segundo informa a assessoria de imprensa da Liquigás, o GLP é um combustível mais eficiente para o sistema de aquecimento de aviários, pois possibilita maior controle da temperatura, maior eficiência, menor custo e menos impactos ambientais em comparação com o uso da lenha e da energia elétrica.

A Liquigás Distribuidora oferece soluções sob medida para os avicultores, dimensionando de forma correta o tamanho das instalações e a quantidade de GLP necessários para o processo de aquecimento de aviários, informa a empresa. Fazemos um estudo da área de criação, levando em consideração as fases de desenvolvimento e o período de crescimento das aves, explica Mônica de Souza Derani Nemer, gerente de mercado granel sul da Liquigás, que atende, entre outros clientes da avicultura, a BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo.

Como se sabe, na fase inicial de desenvolvimento, as aves precisam de aquecimento para manter a temperatura corporal e, portanto, o sistema de aquecimento do aviário precisa ser bastante eficiente. O GLP permite que o avicultor mantenha a temperatura constante e controlada nos galpões, informa a nota enviada pela Liquigás.

O GLP EM RELAÇÃO À ENERGIA ELÉTRICA

Em relação a outros energéticos, o uso do GLP apresenta melhores resultados no desenvolvimento das aves, garantindo economia, qualidade e rendimento na produção. Quando comparado à energia elétrica, o gás possui custo inferior, além de total disponibilidade, evitando, por exemplo, paradas no processo por falta de energia. Outras vantagens podem ser destacadas, como

– Custos inferiores na infraestrutura relativa necessária ao aquecimento das aves. Quanto maior a potência demandada pelo sistema de aquecimento, maior a vantagem de custo de infraestrutura;

– Maior controle e rendimento, uma vez que o GLP possibilita constância linear do potencial energético, mantendo a temperatura estável dentro da necessidade de cada cliente;

– Custos relativamente menores, lembrando que, em 2015, as tarifas de energia elétrica já acumulam alta média superior a 40%;

– Em áreas rurais, o fornecimento de energia elétrica pode oscilar, enquanto o GLP apresenta grande disponibilidade e confiabilidade logística.

O GLP EM RELAÇÃO À LENHA

Comparado à lenha, o GLP possui maior poder calorífico e rendimento, eliminando todos os custos característicos, como estocagem, manuseio e manutenção. Além disso, a lenha apresenta as seguintes desvantagens quando comparada ao GLP:

– A lenha libera gases tóxicos nocivos à natureza e à saúde do produtor, e que podem influenciar na qualidade do produto final;

– A queima da lenha produz elementos tóxicos como benzeno, formaldeídos, acetaldeídos, e butadienos, causadores de problemas respiratórios crônicos;

– Os acúmulos carbonizados decorrentes da combustão incompleta da lenha impõem a necessidade de manutenções constantes no equipamento de queima e limpeza dos galpões;

– Devido à falta de controle de temperatura ocasionada pelo uso da lenha, há o risco de se perder ninhadas inteiras e/ou atrasar o crescimento dos frangos;

– É um material suscetível à umidade: quando a lenha está úmida, seu rendimento é diretamente afetado;

– A lenha necessita de supervisão de um ou mais funcionários, o que acarreta em mais custos para a produção;

– Requer amplo espaço de armazenamento;

– A lenha pode ser proveniente de área de desmatamento ilegal.

A LIQUIGÁS

A Liquigás, uma empresa do Sistema Petrobras, é líder no mercado de botijões de gás de até 13 kg e uma das maiores distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) do Brasil. Fornece gás para uso doméstico e industrial em embalagens de 8, 13, 20 e 45 kg, atendendo mensalmente em torno de 8,5 milhões de residências, por meio de uma rede de aproximadamente 5.000 revendedores.

No segmento de GLP a granel, oferece produtos e serviços para diversos setores, como comércio, indústria, agronegócios e condomínios, atendendo a mais de 43.900 clientes no Sistema de Medição Individualizada e por volta de 20.000 nos diversos segmentos da economia brasileira, totalizando quase 35.000 instalações. A empresa conta atualmente com cerca de 3.300 funcionários.