2017

Botija de gás de cozinha de 13 kg pode chegar a R$ 71 em Manaus a partir desta quarta (11)

Comments : 0

Fonte: A Crítica

O preço da botija de gás de cozinha de 13 quilos vendido em Manaus pode chegar ao valor médio de R$ 71 com o novo reajuste de 12,9% anunciado nesta terça-feira (10) pela Petrobras para o gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial. O aumento começa a vigorar já a partir desta quarta-feira (11).

Atualmente, a média do preço da botija de gás de cozinha de 13 quilos na capital amazonense fica entre R$ 61,50 e R$ 64 nas duas maiores empresas que vendem o produto. Se os revendedores decidirem repassar aos consumidores o reajuste de 12,9% o novo valor deve subir para, em média, R$ 71.

Política de preços

O reajuste de 12,9% foi definido pelo grupo Executivo de Mercado e Preços da Petrobras. Segundo a Petrobras, o aumento para o gás de cozinha de 13 quilos (GLP P-13) foi calculado de acordo com a nova política de preços divulgada em junho deste ano e reflete “principalmente, a variação das cotações do produto no mercado internacional”.

A Petrobras acrescentou ainda que, como a legislação brasileira “garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor”. O impacto no consumo dependerá de repasses por distribuidoras e revendedores, advertiu.

Empresas de Gás

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) calcula que o reajuste oscilará entre 7,8% e 15,4%, de acordo com o polo de suprimento. De acordo com a entidade, a correção aplicada não repassa integralmente a variação de preços do mercado internacional. Diante disso, o Sindigás estima o preço do produto para botijões até 13 quilos “ficará 6,08% abaixo da paridade de importação, o que inibe investimentos privados em infraestrutura no setor de abastecimento”.

Diesel e gasolina

Também amanhã (11) entram em vigor novos reajustes para diesel e gasolina. Para o diesel, o Grupo Executivo de Mercado e Preços estabeleceu queda de 0,2%, que se soma à redução de 1,3%, em vigência hoje (10). Para a gasolina, foi estabelecida retração de 2,6%, após aumento de 1,5% que vale a partir desta terça-feira.