O uso do GLP no agronegócio

Comments : 0

O Agronegócio é um dos motores da economia brasileira e o GLP está cada vez mais presente neste setor como combustível para empilhadeiras, secagem de grãos e aquecimento de ambientes. Para falar sobre os benefícios da utilização do GLP no setor rural, entrevistamos Geovane Zortea, gerente de Logística da Agropel Agroindustrial.

Para começar, conte um pouco da história da empresa

No início, a nossa atividade era apenas transporte de alho, cebola, e de frutas, mas logo em seguida começamos a produzir a nossa própria mercadoria. Adquirimos os terrenos, fizemos os pomares e começamos a nossa produção. Hoje, a nossa principal atividade é a produção e venda in natura de maçãs.

Desde quando vocês utilizam o GLP no desenvolvimento do negócio?  Como foi a transição para o GLP?

Na final da década de 90, nós trabalhávamos com as empilhadeiras a óleo diesel, mas no início dos 2000 nós mudamos tudo para GLP. Em 2004 nós começamos a trocar tudo e ampliamos o uso de GLP com a construção da nossa cozinha industrial, que utiliza botijão no preparo da comida dos trabalhadores da empresa.

Quais as vantagens do uso do GLP para o dia a dia da empresa?

Ganhamos muito em agilidade, tanto no abastecimento, quanto na operação das máquinas. Quando utilizávamos os equipamentos a diesel, o custo de manutenção era maior e hoje com o GLP é melhor, pois demanda uma infraestrutura menor.

Quantos cilindros de GLP vocês utilizam por mês?

Utilizamos por volta de 100 cilindros por mês. Cada um dura em torno de sete horas funcionando sem parar, ou seja, a nossa demanda é bem alta.

A questão ambiental também foi levada em consideração na hora de escolher o GLP?

Com certeza. Por ser um combustível limpo isso nos incentivou mais ainda para fazer a mudança. Está sendo muito melhor para a empresa.

Leia “O uso do GLP nas áreas rurais