Fonte: O Estado / Imagem: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza continua com a distribuição do vale gás às famílias em situação de vulnerabilidade social no Município. As datas de entrega foram divididas de acordo com o mês de aniversário dos beneficiários e, durante esta semana, de 10 a 14 de janeiro, recebem o benefício os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro. Quem está na lista dos beneficiários, mas perdeu a data, também poderá receber.

As distribuições dos tíquetes do Vale são feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital cearense, mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, visto que a responsabilidade da entrega dos tíquetes é dos municípios, incluindo a Capital.

Em Fortaleza, 14.920 famílias devem receber o benefício criado pelo Governo do Estado. O benefício foi transformado em política pública permanente devido à alta do preço do botijão de gás e a alta da quantidade de pessoas na situação de insegurança alimentar, inclusive no Ceará. A lei que busca possibilitar o benefício a se tornar política pública permanente foi sancionada ano passado pelo governador Camilo Santana (PT).

O Vale Gás contempla as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, as principais afetadas pela alta da inflação e pela pandemia do novo coronavírus, possibilitando a recarga gratuita do botijão de gás na periodicidade de três vezes ao ano para este público.

Os critérios, definidos pelo Governo do Estado, são os seguintes: as beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará listadas do mês de dezembro, os jovens do programa Superação e as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, com renda per capita de até R$ 100,25, também da folha de dezembro. A cada edição do Vale Gás, realizada de quatro em quatro meses, as famílias contempladas recebem um tíquete para recarga do botijão.

Até esta sexta (14), os vales estão sendo entregues nas 27 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), com data e horário previamente agendados. Para saber se tem direito ao vale-gás e ter acesso à data de retirada do benefício, deve-se ligar para o número 156 ou acessar este link e informar o CPF. Quem perdeu a data pode ir ao Cras mais próximo.

Cristina Coelho da Silva frequenta o Cras do bairro Granja Portugal e foi uma das beneficiadas por esta política pública.“Meu gás acabou esses dias e foi uma benção receber esse vale. Vim correndo quando soube que chegou meu dia. Sem ele, com o preço que tá, seria muito complicado, não sei como faria”, conta.

Recarga
Para receber o vale-gás, o beneficiário deverá levar documento de identificação com foto (como RG) e comprovante de residência (alguns dos comprovantes válidos são contas de água e energia do local onde o beneficiário mora) ao Cras. Com o tíquete em mãos, há três formas de o beneficiário receber a recarga do botijão de gás. A primeira é indo direto à revenda mais próxima da Nacional Gás. Outra forma é entrando em contato com a distribuidora da Nacional Gás da sua região ou, por fim, por meio do canal de atendimento da Empresa, que é o telefone 0800-7021200.


Copyright © 2016 - Sindigas - www.sindigas.org.br — Todos os direitos reservados - Política de Privacidade