Fonte: Tribuna do Norte

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão regulador da concorrência no Brasil, aprovou nesta sexta-feira, 27, a aquisição de 78% da distribuidora de combustíveis Ale pelo grupo suíço Glencore, segundo informações obtidas com exclusividade pelo jornal InfoMoney.

Marcelo Alecrim confirmou, no final de junho, que continuará como presidente da empresa Ale

O parecer do caso deve ser divulgado em breve pelo Cnselho e a aprovação se deu sem nenhuma restrição.“Observa-se que a presente Operação não gera sobreposições horizontais, dado que o Grupo Glencore e o Grupo Ale não atuam nos mesmos mercados. Enquanto o primeiro atua na produção de etanol (dentre outros mercados não relacionados com o da empresa objeto), o segundo opera na distribuição de combustíveis”, afirma o parecer da superintendência ao qual o InfoMoney teve acesso.

A Ale é a quarta maior distribuidora de combustíveis do país. A compra da companhia era vista como o último grande movimento do mercado. Ela vinha sendo cobiçada por diversas companhias do setor. No ano passado o grupo Ultra, dono da rede Ipiranga, tentou comprar a Ale, mas a operação foi rejeitada pelo Cade. A BR Distribuidora domina o setor com 28%, a Ipiranga tem 20%, e a Raízen, 20,6%. A Ale tem cerca de 4% do mercado.  A Glencore (Global Energy Commodity Resources), empresa anglo-suíça com sede em Baar, na Suíça, é uma das maiores empresas de recursos naturais do mundo. Por meio de sua subsidiária no Brasil, assinou contrato para aquisição de 78% da Ale Combustíveis em junho passado.

Categorias: notícias

Copyright © 2016 - Sindigas - www.sindigas.org.br — Todos os direitos reservados - Política de Privacidade