Fonte: G1 – Mato Grosso

Uma missa em homenagem ao empresário Ueze Elias Zahran, fundador do Grupo Zahran, deve ser celebrada em Cuiabá. A homenagem será feita pela contribuição do empresário para o desenvolvimento de Mato Grosso.

A celebração será realizada às 16h30 na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, na capital.

Zahran morreu no dia 27 do mês passado em São Paulo, aos 94 anos.

Biografia
Filho de imigrantes libaneses, o fundador do Grupo Zahran nasceu em Bela Vista (MS), em 1924, deixou um legado e ficará na história pela contribuição para o desenvolvimento da região Centro-Oeste.

Ueze Elias Zahran é homenageado pela ONU — Foto: Reprodução/ TVCA

A história do empreendedorismo dele começou em 1940 com uma empresa de torrefação. À época, ele conseguiu autorização do governo brasileiro para exportar o café de Campo Grande para a Argentina.

Porém, por uma questão comercial entre Brasil e Argentina, teve de encerrar as atividades.

Nesse período, em 1954, em uma viagem a São Paulo com a mãe, dona Laila Jorge Zahran, que se encantou com as facilidades de um fogão a gás e pediu ao filho a novidade da época. Isso deu uma ideia ao empreendedor.

Após muitas pesquisas sobre o assunto, se convenceu de que era um grande negócio. Em 1955, Ueze Zahran criou a Copagaz.

Sentados, dona Laila e seu Elias, e em pé, ao fundo, da esquerda para a direita, Eduardo, Ueze, Nagib, Jorge e Jeannette e, entre o casal, João — Foto: Arquivo

Ueze não se limitou e também investiu no ramo da comunicação. Em 1964, dedicou-se ao ramo da radiodifusão.

Naquela época, o país tinha 26 emissoras de televisão. O empresário entrou na concorrência para a concessão de canais de televisão e ganhou o direito para montar três emissoras geradoras em Campo Grande, Cuiabá e Corumbá.

Hoje, com sete emissoras de TV, rádios e sites, a Rede Mato-grossense de Comunicação é uma das maiores empresas do setor do país.

Copyright © 2016 - Sindigas - www.sindigas.org.br — Todos os direitos reservados - Política de Privacidade