A segurança no uso de botijões é fundamental para prevenir acidentes. Fique atento ao prazo de validade da mangueira e do regulador de pressão, que é de cinco anos, a partir da data de fabricação, podendo inclusive ser necessário antecipação da troca, caso seja identificado algum dano.

Confira neste post alguns cuidados a adotar na instalação do seu botijão:
⚠️ Utilize apenas mangueiras apropriadas, de PVC, para instalações domésticas. Elas são transparentes, possuem tarja amarela com a marca do fabricante e do INMETRO, e o número da norma de fabricação (ABNT NBR 8613). Possuem a expressão “Gás-GLP”, além da validade, o número do lote de fabricação e a expressão “Pn 2,8 kPa”. A norma estabelece que o comprimento admissível para utilização da mangueira destinada à condução do GLP deve estar entre 0,80m e 1,25m, devendo sair da fábrica já cortada.
⚠️ Já o regulador, conforme norma de fabricação (ABNT NBR 8473), deve ter gravado em seu corpo, no mínimo, as seguintes informações: marca do fabricante, o sentido do fluxo do gás, a validade, a identificação de Indústria Brasileira ou país de origem, a pressão nominal de saída, a vazão nominal em kg/h de GLP e o modelo do produto.


Copyright © 2016 - Sindigas - www.sindigas.org.br — Todos os direitos reservados - Política de Privacidade