Fonte: www.euqueroinvestir.com

O preço do botijão de gás de 13 quilos, o tipo mais comum, apresentou pouca variação em 2019. Apesar da inflação do país de 4,31%, a oscilação entre o preço de janeiro e de dezembro do ano passado do GLP foi de 0,13%. As informações são de um levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O aumento fez o GLP sair de R$ 69,15 em janeiro de 2019 para R$ 69,24 em dezembro.

Os dados mostram que a distribuição teve perda de margem – sua fatia na composição de preços caiu 15,24%. As revendas aumentaram em 1,08% a sua participação na composição do preço. A margem da Petrobras também variou positivamente, em 5,47%, próximo da inflação do ano.

Segundo o presidente do Sindigás, Sergio Bandeira de Mello, o GLP manteve o patamar de preços (na média de R$ 69,24) ao contrário de outros combustíveis. “Dado que é um produto de primeira necessidade para as famílias brasileiras e tem um peso importante no orçamento doméstico, essa notícia é muito positiva. Note-se que o comportamento do preço também é um indicativo da alta competitividade presente no mercado de GLP”, disse ele.

Segundo Mello em 2019 houve uma demanda reprimida, o que acabou criando uma pressão concorrencial. E, por consequência, diminuição da margem das distribuidoras e estabilização do preço. Para este ano, ainda é cedo fazer previsões, diz o presidente do Sindigás.