Fonte: Energia Hoje | Home  São Paulo | SP

O Cade publicou, no Diário Oficial da União de quinta-feira (2/4), o ato de concentração que prevê a venda da Liquigás para as empresas Copagaz, Itaúsa, Nacional Gás Butano (NGB) e Fogás.

Se aprovado pelo conselho, a Copagaz e a Itaúsa deterão 79% de participação nos ativos da Liquigás (sendo a Copagaz a controladora principal), enquanto a NGB e a Fogás terão 20% e 1% de participação, respectivamente.

A menor participação da NGB e Fogás têm como motivo as preocupações concorrenciais que poderiam ser suscitadas em alguns estados.

No valor de R$ 3,7 bilhões, o contrato de venda foi assinado pela Petrobras e as empresas em novembro do ano passado. A deliberação sobre a formalização da operação foi antecipada pelo PetróleoHoje.

Essa é a segunda vez que a Petrobras tenta vender a Liquigás. Em 2018, o Cade reprovou a venda da subsidiária para a Ultragaz, do grupo Ultrapar, sob alegação de que a transação geraria impactos negativos à concorrência.

Sobre a Liquigás

Liquigás é subsidiária integral da Petrobras e atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil. A empresa está presente em quase todos os estados brasileiros, e conta com 23 centros operativos, 19 depósitos, uma base de armazenagem e carregamento rodoferroviário e uma rede de aproximadamente 4,8 mil revendedores autorizados, tendo cerca de 21,4% de participação de mercado.

Sobre a Copagaz, Itaúsa, Nacional Gás Butano e Fogás

Copagaz, fundada em 1955, comercializa cerca de 620 mil t de GLP por ano, destacando-se como a quinta maior empresa de GLP do Brasil. A companhia conta com uma equipe de mais de 1,8 mil colaboradores diretos e uma rede de revendas com 2,7 mil representantes. A empresa distribui GLP para cerca de 1,8 mil municípios, localizados em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal.

A Itaúsa é uma holding brasileira de investimentos, de capital aberto, com mais de 40 anos de trajetória. A empresa investe em setores relevantes para a economia – financeiro, bens de consumo e infraestrutura –, e conta com um portfólio consistente, formado por marcas que lideram seus mercados e estão presentes em mais de 50 países.

Nacional Gás Butano é a empresa de energia do Grupo Edson Queiroz que atua há 68 anos na distribuição de GLP em todo território nacional, destacando-se como uma importante empresa de GLP no Brasil. A companhia atende cerca de 7,5 milhões de lares mensalmente e aproximadamente 17 mil empresas, por meio de uma rede de 44 filiais e 3.500 revendedores.

Fogás é uma distribuidora de GLP presente nos estados do Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima, Pará e Amapá. Ela foi fundada em 1956, em Manaus (AM). A companhia privada pretende expandir seus negócios para o estado de Mato Grosso em breve.