Fonte: EPBR

O ministro de Minas e Energia, , garantiu nesta segunda (6) que não há possibilidade de desabastecimento de  no Brasil durante a crise causada pelo . A declaração foi feita durante uma transmissão ao vivo pela internet com o deputado  (NOVO/RJ).

De acordo com Albuquerque, o MME está trabalhando em conjunto com a  para que não falte oferta do insumo e ressaltou que a estatal está importando mais gás liquefeito para atender o mercado brasileiro.

“Há gás suficiente para que as pessoas não necessitem fazer estoques, correr para as distribuidoras ou pegar mais botijões. O abastecimento está garantido”, reiterou.

O ministro também declarou que há uma tendência futura de queda no preço do GLP, acompanhando as baixas nos preços no cenário internacional. “O preço já caiu 10% e deverá cair mais ainda”, comentou.

Petrobras importa volume equivalente a 5 milhões de unidades

Na semana passada, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, reafirmou que não há quaisquer riscos de desabastecimento. O executivo informou que a primeira carga de GLP importado no dia 20 adicionou volume equivalente a 1,6 milhão de botijões de 13 kg no mercado e outras importações estão programadas, chegando a 5 milhões de unidade em três semanas.

Com a queda brusca na demanda no mercado interno, que atinge os mercados de gasolina, diesel e etanol, Petrobras está focando nas exportações de petróleo e de bunker marítimo. Conta a favor, a retomada da atividade na China e a demanda por frete, impulsionada pelo óleo barato.

“Temos que trabalhar firme para evitar excesso de estocagem, por isso temos reduzido a produção, e estamos exportando. E temos sido bem sucedidos em termos de exportação, não em receita, claro, mas em volume”.