Fonte: Tribuna Online | Home  Vitória | ES

Como efeito das medidas de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus, o consumo de gás de cozinha aumentou em 23% no País, segundo o Ministério de Minas e Energia, e já há registros de escassez do produto em vários estados, inclusive no Espírito Santo.

Para evitar o desabastecimento, a Petrobras anunciou que neste mês vai importar o equivalente a 27,4 milhões de botijões de gás de cozinha de 13 quilos, além de aumentar a infraestrutura de abastecimento, com o restabelecimento operacional do gasoduto que liga o porto de Santos a Mauá, em São Paulo.

Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), serão importadas 350 mil toneladas de gás, destinadas a bases distribuidoras de seis estados e do Distrito Federal, para reabastecer as principais regiões.

O sindicato também destacou que muitos consumidores anteciparam a compra do botijão frente às medidas de isolamento social, o que contribuiu para a escassez.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás no Espírito Santo (Sinergás-ES), Cléber Santos, além do aumento do consumo devido à quarentena, também houve queda na produção do gás de cozinha, que é obtido no refinamento da gasolina.

“Houve um aumento no consumo, pois as pessoas estão em casa. Além disso, ninguém está andando de automóvel, o consumo de gasolina caiu 60%. Como para produzir o gás precisa produzir a gasolina, caiu até 45% a demanda de entrega. Quem recebia 100 botijas está recebendo metade”, explicou Cléber Santos.

Segundo ele, com a busca do produto no mercado externo, a previsão é de que a situação se normalize em duas semanas. No Estado, segundo o sindicato, o preço da botija de gás tem ficado entre R$ 68 e R$ 75, incluindo taxas de entrega.

A dona de casa Claudiene Nascimento, moradora de Viana, contou que na cidade várias distribuidoras estão com falta de botijões.

“O único lugar que achei, no bairro Universal, tinha uma fila enorme e esperei duas horas. Tem gente que não está achando gás, e tendo que cozinhar com lenha”, disse a dona de casa.

Mais consumo

O Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis estimam aumento de 23% no consumo de gás de cozinha, já que as pessoas estão cozinhando mais em casa.

Há registro de escassez de gás de cozinha em vários estados, inclusive na Grande Vitória.

Produção

A diminuição da demanda dos demais combustíveis fez com que o processamento das refinarias fosse reduzido, afetando a produção do gás liquefeito de petróleo (GLP). A queda da produção continuará a ser compensada pelas importações.

Importação

Para normalizar a distribuição, a Petrobras vai importar neste mês 350 mil toneladas de GLP, o equivalente a 27,4 milhões de botijões de 13 quilos.

A expectativa é de que o abastecimento seja normalizado em até 15 dias.

Fonte: Petrobras e Ministério de Minas e Energia.