Fonte: G1

Foi inaugurada na noite desta segunda-feira (25) a nova ala de higienização do hospital universitário de Campo Grande. O reforço na infraestrutura foi graças a parceria com a Copagaz, empresa do Grupo Zahran, do qual faz parte da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC). O projeto teve aprovação especial da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e tem o ineditismo de usar o GLP para gerar energia.

Foi uma solenidade diferente. Autoridades e convidados que estavam no Hospital Universitário tiveram de manter à distância e usar máscara porque o novo coronavírus ainda está se espalhando pelo estado. “Nós devemos redobrar a atenção a essa terrível doença que está acometendo o Brasil e o mundo. Hoje foi um dos dias com os maiores índices já notificados. Foram 99 casos no estado e isso demonstra que nós estamos em curva ascendente”, diz o secretário municipal de Saúde, José Mauro.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, essa estrutura vai ajudar muito a proteger os profissionais que cuidam dos pacientes com covid-19. “Aqui temos a iniciativa privada colaborando para preservar a integridade física daqueles que estão na linha de frente do combate a covid-19”.

Rino Cavagna, vice-presidente da Cavagna Group, uma das empresas envolvidas no projeto, participou diretamente da Itália, pela internet, para explicar como funcionam os geradores que produzem energia a partir do GLP. “Toda necessidade da infraestrutura da higienização será fornecida para os geradores de energia e além dos geradores o Hospital Universitário ira utilizar também lavadora de alta pressão para lavar as entradas e corredores da instituição”.

Também pela internet, o presidente do Grupo Zahran, Caio Turqueto, acompanhou a solenidade e falou da importância desse projeto. “Eu acho que neste momento de pandemia, mais ou menos isso que vai ser o novo normal. A iniciativa, a provocação, a solidariedade e a busca de alternativas para atender a sociedade. Quando a universidade nos convocou, solicitando que esse projeto pudesse ser implementado, pela portabilidade que o GLP tem, prontamente nos colocamos a disposição. Porque o maior pacote energético que temos hoje é o botijão de gás. E a ANP de pronto nos deu autorização para implantação. Então é esse conjunto de atitudes que constrói uma nova sociedade, que constrói um novo destino”.

O diretor da ANP, Felipe Kury, que autorizou excepcionalmente a geração de energia usando GLP, falou da importância dessa iniciativa, usando o GLP como matriz energética, é considerada pioneira e muito importante. “Isso abre espaço para uma revisão regulatória que a gente tem prevista para ainda esse ano e que pode abrir muitas oportunidades para investimento e desenvolvimento econômico da região. Vejo a Copagaz como uma empresa muito inovadora. Inicialmente fazendo a importação do GLP pela Bolívia e agora apoiando a comunidade nesse momento tão delicado”.

Todo o sistema será acompanhado pelos pesquisadores da UFMS que vão relatar a ANP tudo sobre o uso do gás como fonte geradora de energia. Em outros países o GLP já é muito utilizado, principalmente no campo.

A experiência pioneira, gerando energia a partir do GLP no HU pode ser o primeiro passo para outras aplicações no estado. “A partir daqui, com a ciência, com o acompanhamento e de identificarmos os benefícios socioambientais desta iniciativa podemos levá-lo para outros setores da economia, para o agronegócio, como na suinocultura e avicultura, afinal em todo lugar nós precisamos gerar energia”, comentou o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck.