Fonte: EPBR

A Oil Group e a EnP assinaram nesta sexta (29) um acordo para desenvolver o projeto de construção da Refinaria  (RefinES) e da Fábrica Capixaba de Lubrificantes e Asfalto (LubCap). A expectativa das empresas é que as obras captem investimento na ordem de R$ 2 bilhões para os dois projetos.

As empresas esperam que os estudos de viabilidade e licenciamento ocorram até o final do ano que vem, com as obras estimadas para começarem em 2022. As cidades que receberão os empreendimentos serão definidos posteriormente.

A RefinES terá capacidade inicial de 30 mil barris por dia, com  de gasolina, diesel, óleo diesel marítimo e óleo combustível  — a empresa trabalha com projetos modulares, que podem ser expandidos futuramente. A LupCap é pensada para produzir, inicialmente, mil barris por dia de lubrificantes e 500 toneladas por dia de asfalto, com possibilidade de aproveitamento do petróleo pesado produzido em terra no Espírito Santo.

“Pelas condições privilegiadas do Espírito Santo, como localização estratégica, ambiente de negócios nota A e a combinação de produção terrestre e marítima de diferentes tipos de óleo, o estado foi escolhido para esses dois empreendimentos”, explicou o CEO da EnP, Márcio Felix.

O acordo foi assinado em cerimônia por videoconferência e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento do ES, Marcos Navarro.

Esta semana, a Oil Group assinou um acordo para desenvolver uma refinaria de 20 mil barris por dia de capacidade no Porto do Açu, no Rio de Janeiro. Os planos da companhia para o Sudeste e Nordeste são investir em plantas maiores, expansíveis — no Açu, projeto contempla uma expansão para 50 mil barris/dia. Em outra frente, no Nordeste e Centro-Oeste, vê oportunidade para minirefinarias.

No próximo dia 2 de junho, Márcio Félix, Rodrigo Leão e Fernando Sarti participam de um debate sobre a verticalização do setor de óleo, ao vivo, no Youtube.

Segundo webinar da série Impactos da Covid-19 no Setor de Óleo e Gás, promovido pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), com produção da agência epbr.