Fonte: www.diariodoiguacu.com.br

Depois de sete meses de aumento no preço do cesto de 57 produtos básicos em Chapecó, o custo apresenta queda neste mês, na ordem de 2,61%. O valor passou de R$ 1.484,10, registrados no mês de maio, para R$ 1.445,37 em junho. Isso é o que mostra levantamento feito em parceria entre o curso de Ciências Econômicas da Unochapecó e o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó, por meio do Sicom Pesquisas. Os dados englobam alimentos in natura, semi-industrializados, industrializados, produtos de higiene e limpeza e serviços tarifados, como água, energia elétrica e gás.

>Neste mês, o produto que registrou a maior queda percentual foi a batata doce, em 35,81%. Já a elevação mais significativa foi verificada no aparelho de barbear descartável, em 12,74%. A pesquisa, realizada nos dias 1 e 2 de junho, verificou que os produtos in natura apresentaram queda de 9,79% e que os produtos semi-industrializados tiveram baixa de 2,12%.

O subgrupo de não alimentares teve aumento de custo em 1,05%. Já os industrializados apresentaram queda de 0,18, enquanto o subgrupo de higiene subiu 3,41%. Porém, no grupo dos materiais de limpeza houve queda de 2,06%. O grupo de serviços tarifados, como energia elétrica, água e gás de cozinha, quando comparado com maio, registrou baixa de preços na ordem de 0,89%.

Na evolução do custo em 12 meses, há o aumento de 4,24%, em relação ao custo de R$ 1.386,54 verificado em junho de 2019. Neste mês, uma família chapecoense necessita de 1,39 salários mínimos para adquirir o cesto de produtos básicos.

Cesta básica também reduzida

A cesta básica de 13 produtos, de um custo de R$ 362,85 em maio, passou para R$ 352,30. Isso representa a redução de 3,18% no valor. Comparativamente a junho do ano passado, quando o valor da cesta foi de R$ 351,63, a variação é positiva em 0,19%. Os relatórios da pesquisa do cesto e da cesta básica estão disponíveis nos endereços sicom.com.br/pesquisas e unochapeco.edu.br/.