Fonte: Petróleo Hoje

Valéria Amoroso Lima comandará a Secretaria Executiva de Dowstream do IBP. A executiva passou a integrar, neste mês, o quadro fixo de secretários-executivos do instituto, assumindo o cargo na segunda-feira (3/8).

Formada em economia, Valéria é ex-executiva da BG e da Shell. A contratação da executiva endossa o plano do IBP de reforçar a prioridade do downstream na estrutura da organização.

O comando da secretaria estava vago desde o final do ano passado, depois que Alberto Guimarães deixou o cargo. Desde então, as questões ligadas ao segmento vinham sendo tocadas diretamente por Clarissa Lins, presidente do IBP.

Os demais secretários do instituto são Cristina Pinho (secretária geral), Antonio Guimarães (E&P) e Luiz Costamilan (Gás Natural).

Atento ao novo cenário interno do mercado de derivados de petróleo e à reformulação do downstream, a partir dos desinvestimentos da Petrobras em refinarias e terminaiso IBP criou, em junho, a Associação Brasileira de Downstream (ABD). O grupo realizou em julho a primeira reunião do conselho.

A ABD tem 15 empresas associadas: Braskem, BR Distribuidora, Cattalini , Iconic, Ipiranga, Petrobras, Petronas, Prumo , Raizen, Transpetro, Ultracargo e YPF.