Fonte: Canal Executivo

Segundo dados da Supergasbras, distribuidora de gás de cozinha, 70% de suas vendas ocorrem através de venda veicular, ou seja, por meio de seus carros que percorrem as ruas do Brasil vendendo e entregando botijões. No entanto, Tadeu Bacellar, líder de Tecnologia da Supergasbras, explica que havia gargalos nessa operação do ponto de vista fiscal.

Como não é possível faturar a venda antes de entregar o botijão, pois não há o pagamento e o cliente pode mudar de ideia, o faturamento da nota fiscal é feito após a venda, e pode gerar problemas de fraude ou mesmo perdas por mudança da taxação do combustível.

Para contornar o problema, a empresa desenvolveu seu próprio aplicativo para que o vendedor/entregador pudesse faturar a nota no momento da compra. Com o Faton (faturamento online) e uma conexão 3G, o usuário pode inserir os dados e confirmar a compra no momento da entrega, gerando a nota fiscal na sequência.

Arthur Ribeiro, coordenador de SAP da Supergasbras, explica que a conexão online permite a atualização em tempo real do preço do botijão de gás, do estoque e da taxa de imposto. “Isso permitiu mais eficiência e agilidade nas transações logísticas e com redução de riscos de custo operacional”, afirma.

Segundo ele, o app é simples e roda em aparelhos Android, escolhido devido à sua arquitetura aberta e facilidade de experiência do usuário. O app também está integrado ao ERP da companhia através do SAP Cloud Connector.

“A experiência de usuário hoje é outra, com tanta eficiência que permite que se foque em outros desafios, como analytics para descobrir novas oportunidades de mercado”, destaca Bacellar. Ele também aponta que diminuiu os riscos de fraude e erros e o custo operacional.

Os próximos pontos da Supergasbras é aumentar as possibilidades da ferramenta. O líder de tecnologia aponta que pretende implementar um modo offline no aplicativo para lidar com a precariedade da conexão em áreas isoladas. Também há a intenção de integrar com outras plataformas para omnichannel e implementar o analytics em tempo real.

Categorias: DestaqueNotícias

Copyright © 2016 - Sindigas - www.sindigas.org.br — Todos os direitos reservados - Política de Privacidade