Fonte: EPBR

A nova diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (), , defendeu que a regulação sob responsabilidade da agência precisa fazer frente ao novo momento de abertura dos mercados de gás natural, refino e distribuição de combustíveis, em um contexto de maior restrição de investimentos.

“A pandemia da covid-19 imprimiu um ritmo maior de competição global por investimentos, trazendo a necessidade de acelerar as transformações em nossos mercados”, afirmou em seu discurso.

A ANP realizou nesta sexta (27) a cerimônia de posse de Symone Araújo, que assumiu a posição em 10 de novembro.

Symone Araújo foi diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME) por 11 anos. É engenheira química pela Universidade Federal de Sergipe e doutora em Ecologia, Conservação e Manejo de Recursos Naturais pela UnB. Fez carreira na administração e no ensino públicos.

Atuou diretamente, portanto, nas discussões sobre o marco legal do setor, que levou à aprovação da  na Câmara dos Deputados este ano (o texto está no Senado Federal).

Destacou que o mercado de gás natural demanda “uma intensa agenda regulatória, de forma a assegurar uma transição célere, segura para o ambiente concorrencial”.

Symone ressaltou o papel que as mulheres tiveram em sua vida, desde a sua infância no interior de Sergipe, e também das que atuam hoje no setor de energia, que estão abrindo portas para as novas gerações.

“Espero poder ser essa referência para minha amada neta Flora e que ela possa crescer em um mundo com menos desigualdades, mais diverso, mais justo e mais solidário e que os caminhos que ela tenha que trilhar sejam menos tortuosos”, afirmou.

Ela é a segunda mulher a assumir a posição de diretora durante os  22 anos desde a criação da ANP. A primeira, foi Magda Chambriard, diretora-geral que comandou a agência entre 2012 e 2016, indicada pela ex-presidente Dilma Rousseff.

O ministro  participou do evento, realizado no Rio de Janeiro, ao lado dos diretores da ANP, Raphael Moura, Cesário Cecchi, Felipe Kury e Dirceu Amorelli.