Fonte: Portal fator Brasil

E dá ao funcionário a escolha de trabalhar no escritório ou em casa. Criada para promover maior satisfação e melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores, SuperFlex é a novo modelo de trabalho da empresa.

A Supergasbras, empresa do Grupo SHV Energy — maior distribuidor mundial de GLP e uma das líderes no Brasil, anunciou sua nova maneira de trabalhar. Chamado de Superflex, o programa permite que os funcionários cujas funções não exijam presença física, optem pelo trabalho em casa ou no escritório e coloca os operadores de atendimento em teletrabalho definitivo, ou seja, trabalhando remotamente todos os dias da semana.

De acordo com Maria Rita Britto, coordenadora de Gestão de Mudança e Comunicação, o objetivo é maximizar os benefícios e a satisfação dos colaboradores e promover ganho em qualidade de vida e maior motivação das pessoas. — É um modelo disruptivo, que empodera e dá autonomia aos colaboradores para decidir aonde trabalhar, de forma alinhada com seu gestor—. O modelo foi desenvolvido por um grupo de trabalho com apoio de uma equipe multidisciplinar composta pelas áreas de RH, negócios, operações, finanças, jurídico, transformação digital e QSMS.

Em pesquisa interna realizada no mês junho, 100% dos respondentes afirmaram preferir trabalhar em regime de home office. Perguntados sobre a frequência de dias de trabalho em casa, 45% afirmou que trabalharia entre três e quatro vezes por semana; 32% entre uma e duas vezes; 20% todos os dias da semana e 3% quando houvesse necessidade. Com base no resultado, a empresa optou por manter a estrutura de escritórios e a capacidade de acomodar todos os funcionários., com exceção do time que seguirá no modelo de teletrabalho. — A empresa se preocupou em providenciar a infraestrutura de trabalho adequada para que esses colaboradores pudessem estar em teletrabalho permanente. Além disso, ela oferecerá subsídio na compra de cadeira e mesa para aqueles elegíveis ao Superflex — explica Vivian Andrade, coordenadora de Benefícios.

A pesquisa também aponta os principais benefícios do home office na visão dos funcionários. Para 95% há menos desgaste físico no deslocamento entre casa – trabalho – casa; 52% se sentem mais concentrados nas demandas do trabalho; 42% aprecia poder estar próximo da família e acompanhar de perto o desenvolvimento de filhos e animais de estimação e 32% acredita que terá mais tempo disponível para investir em capacitação profissional. De acordo com Henrique Sloboda, gerente de remuneração e relações sindicais, esse novo formato de trabalho também abrange um fator muito importante para Supergasbras: o seu impacto na sociedade. “Esse modelo aumenta as possibilidades de atração de públicos diferenciados como idosos e pessoas com deficiência, por exemplo”, afirma.

Para Julio Cardoso, presidente da Supergasbras, o novo modelo de trabalho traz muitas oportunidades de desenvolvimento e o ideal é ter pessoas trabalhando no ambiente em que se sentirem melhor. — O cenário desafiador da pandemia nos trouxe muitos aprendizados e um deles foi observar o aumento de produtividade em todos os times. É nítido que ter qualidade de vida, gastar menos tempo de deslocamento, passar mais tempo com a família, amigos são importantes motores para atingir os melhores resultados — destaca.

A Supergasbras vai realizar treinamentos para capacitar os funcionários sobre o novo modelo de trabalho e promover uma melhor adaptação à cultura de trabalho, bem como a gestão remota.

Perfil — A Supergasbras é uma das principais distribuidoras nacionais de GLP, com 20% de participação do mercado e mais de 70 anos de atuação no Brasil. A companhia pertence ao grupo holandês SHV Energy, líder mundial na distribuição de GLP, com mais de 120 anos de experiência. Com 20 unidades de negócio espalhadas pelo país, a Supergasbras tem como atividade o engarrafamento do GLP, oferecendo o serviço para as famílias e comércio brasileiros, por meio de recipientes que vão de 13 kg (botijão de cozinha) a 45 kg, além do fornecimento a granel e com medição individual para condomínios e comércios. A companhia também atende a clientes com necessidades maiores, seja da indústria, comércio, residencial ou agronegócio, com aplicações diversas desde aquecimento de água e ambientes, ao abastecimento de empilhadeiras. A Supergasbras conta com aproximadamente 4.000 funcionários e comercializa anualmente cerca de 1,5 milhão de toneladas de GLP ao ano, para atender 11 mil postos de revendas, cerca de dez milhões de famílias brasileiras (clientes domiciliares) e mais de 40 mil clientes industriais e comerciais em todo o país.