Fonte: Diário do Comércio

A Companhia de Gás do Estado de Minas Gerais (Gasmig) vai reajustar o preço do gás natural para o setor industrial em 21%, a partir do dia primeiro de maio.

A informação foi confirmada hoje para o DIÁRIO DO COMÉRCIO pelo presidente da companhia, Pedro Magalhães. O possível aumento já havia sido adiantado no início do mês.

A alta do preço foi definida pouco tempo depois de a Petrobras anunciar, no começo de abril, um acréscimo de 39% no preço de venda de gás natural para as distribuidoras. Na época, Magalhães já havia dito que esforços seriam feitos no sentido de afetar menos os clientes da Gasmig.

Por ora, esse será o único reajuste feito pela companhia. Conforme anunciado em março, o preço do gás natural veicular (GNV) foi congelado por um período de três meses, até o início de junho. O preço do gás liquefeito de petróleo (GLP), por sua vez, segue congelado até fevereiro do ano que vem.

Quando foi anunciado o possível reajuste de preços, o setor industrial já havia demonstrado preocupação com a alta.

“Muitas indústrias estão passando por dificuldades já em função do aumento anterior. Isso pode levá-las, inclusive, a optar pelo uso de carvão de lenha, o que vemos com muita preocupação em função da sustentabilidade”, disse o presidente da Câmara de Petróleo e Gás da Fiemg, Humberto Zica, no início do mês.