Fonte: MME

O anúncio da importação pela Copagaz de 7,6 mil toneladas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) da Argentina mostra que o Brasil caminha em direção a um mercado aberto, competitivo e mais seguro no abastecimento do gás de cozinha. A diversificação do suprimento desse combustível, hoje executado quase na totalidade pela Petrobras, é uma das metas do Governo Federal, que busca beneficiar a sociedade com a concorrência em todos os segmentos do mercado e preços mais acessíveis ao consumidor.

Ao fechar o histórico acordo de importação, a Copagaz será a primeira empresa privada a realizar uma operação de importação de GLP nessa escala. Desde 2019, a distribuidora já importa GLP da Bolívia para o abastecimento da região Centro-Oeste, porém, por caminhões. A entrega das três cargas, prevista para abril e maio, será realizada pela Transportadora de Gas del Sur (TGS), no Terminal de Gás do Sul (Tergasul), situado em Canoas, no Rio Grande do Sul.

Está nos planos da distribuidora investimentos em infraestrutura e expansão de atuação com a aquisição de terminais nas regiões Sul e Nordeste. O processo de venda das refinarias pela Petrobras traz ao downstream brasileiro uma nova estrutura de mercado e a possibilidade de novas relações comerciais entre os agentes econômicos. Da mesma forma que já ocorre com gasolina e óleo diesel, é esperado que importadores e distribuidores contestem o mercado da Petrobras no fornecimento primário de GLP, trazendo pluralidade de agentes para esse combustível tão importante na matriz energética nacional.

Abastece Brasil

A iniciativa Abastece Brasil, criada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), preconiza o fomento à competição em toda a cadeia de suprimento de combustíveis. Nesse contexto, em março deste ano, o MME esteve reunido com o Ministério da Economia e a Receita Federal no intuito de tornar célere esse processo de importação.

Outra vantagem é o tempo de transporte do GLP, que será feito em dois dias apenas, dada a proximidade entre o Brasil e a Argentina. A expectativa do governo é que a iniciativa da Copagaz, que hoje opera em 24 estados e no Distrito Federal, sirva de incentivo a outras empresas que também atuam no mercado brasileiro de GLP.

Ainda no âmbito do Abastece Brasil, no ano passado, o MME manteve contato com representantes do setor de distribuição de GLP para tratar dos desafios do abastecimento e das condições para a realização de investimentos em infraestrutura para armazenagem e movimentação do gás de cozinha.

O MME vem atuando com vistas à realização de novos investimentos em infraestrutura, que possibilitarão o aumento da oferta de GLP por meio de importação e da eficiência da internalização desse energético no Brasil. O Ministério segue investindo no setor de combustíveis, em articulação com outros órgãos, em prol da garantia do abastecimento nacional e da proteção dos interesses do consumidor quanto a oferta, qualidade e preços do produto.

Assessoria de Comunicação Social