Fonte: Click Petróleo e Gás

Ultracargo é vencedora de leilão para arredamento da área IQI13 no Porto do Itaqui, no Maranhão, para o armazenamento de combustíveis

Na noite desta última sexta-feira (09), a Ultrapar (UGPA3) informou que a Ultracargo venceu o leilão para arredamento da área IQI13 no Porto do Itaqui, no Maranhão, para armazenagem e movimentação de granéis líquidos, especialmente combustíveis. O leilão tem contrato de duração de 20 anos, podendo ser renovado por até 70 anos.

Novo terminal da Ultracargo no Porto do Itaqui – Maranhão

Segundo a Ultrapar, será construído um novo terminal de capacidade estática de no mínimo 79 mil m3 na área arrendada para a distribuição de combustíveis no Porto do Itaqui situado em São Luís – Maranhão.

O início das operações no Maranhão terão início em até 5 anos a partir da data de assinatura do contrato. Para que isso ocorra, o investimento da Ultracargo deverá ser de aproximadamente R$ 310 milhões, a serem desembolsados em até seis anos.

Ainda de acordo com a empresa, esse novo investimento no Porto do Itaqui está ligado à estratégia de expansão e rentabilidade da Ultracargo, em consistência com o que a companhia vem informando aos seus acionistas e ao mercado de capitais.

Porto do Itaqui no Maranhão é um local estratégico para o novo terminal de combustíveis da Ultracargo

Porto do Itaqui amplia movimentação de grãos

A Ultracargo, considera que o Porto do Itaqui, no Maranhão, possui uma localização estratégica em relação a distribuição de combustíveis no Brasil, onde a Ultracargo já opera um terminal de 109 mil m3.

Sendo assim, o novo terminal do Porto do Itaqui, será interligado ao atual, fazendo com que os clientes tenham mais flexibilidade no transporte de combustíveis, e além disso, um estímulo ao desenvolvimento da economia e consequentemente geração de empregos no estado do Maranhão.

O lucro no quarto trimestre de 2020 para Ultrapar

Divulgado no dia 24 de fevereiro, o resultado da Ultrapar no quarto trimestre de 2020, apresentou um lucro líquido de R$426 milhões, contra um prejuízo líquido de R$ 266,5 milhões em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

De acordo com o relatório, a empresa bateu recordes de resultados em 2020 em Oxiteno, Ultragaz e Ultracargo e forte crescimento de resultados da Extrafarma, diminuindo os impactos da pandemia sobre os resultados da Ipiranga.

Em 2020, o lucro líquido foi de R$928 milhões, aumento de 130% sobre 2019, dos quais R$ 480 milhões serão distribuídos via dividendos. Enquanto a receita líquida ficou em R$ 23,2 bilhões entre outro e dezembro do ano passado, enquanto os mesmos meses de 2019 registraram o valor de R$ 23,6 bilhoões, uma queda de 2%.