Fonte: Petróleo Hoje

Roberto Ardenghy é o novo presidente do Conselho de Administração (CA) do IBP. O executivo foi eleito na terça-feira (7/4), durante a primeira reunião do novo colegiado do instituto. Ele exercerá um mandato de dois anos.

Ardenghy assume a posição que vinha sendo ocupada por Anelise Lara, ex-diretora de Refino & Gás Natural da Petrobras. O atual diretor executivo de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras foi eleito pelos novos conselheiros do CA, aprovados em meados de março.

O executivo integra o grupo de conselheiros oriundos da Associação Brasileira de Downstream (ABD). O novo Conselho de Administração do IBP é formado por 17 membros, sendo sete indicados pela ABD, sete ligados à Associação Brasileira de Exploração e Produção (ABEP) e três eleitos como conselheiros independentes.

A nova formação do CA do IBP visa assegurar maior equilíbrio e representatividade dos segmentos de upstream e downstream.

Em breve, Carlos Alberto de Oliveira deixará o Conselho de Administração do IBP. Como o executivo já confirmou sua saída da Diretoria de E&P da Petrobras, a cadeira do IBP será ocupada pelo seu substituto na estatal.

Busca por executivo

Além do comandar o colegiado, o Ardenghy auxiliará na escolha do novo presidente do IBP. Desde a saída de Clarissa Lins, no final de março, o instituto está sendo comandado, interinamente, por Cristina Pinho, diretora executiva Corporativa.

Roberto Ardenghy passará a integrar o comitê de nomeação, criado especialmente para escolher o futuro presidente do IBP, que terá mandato de dois anos. O processo de seleção é coordenado também Korn Ferry.

O comitê é formado por André Araújo, presidente da Shell, Anelise Lara, Jorge Camargo (ex-presidente do IBP), Marcelo Araújo (executivo da Ipiranga), sendo apoiado também por Cristina Pinho.

A busca por um executivo para o IBP teve início em janeiro, sendo que a intenção original era de que o processo fosse concluído antes do final de março. A escolha do nome deve ser fechada ao longo de abril.