Fonte: EPBR

A agência de notícias EPBR acaba de editar um especial sobre o GLP no Brasil. Quanto ao valor arrecadado com a isenção de PIS/ Cofins no diesel e no GLP, proposta pelo governo em março deste ano, reportagem mostra que recursos poderiam ter bancado de duas a três recargas do gás de cozinha para as mais de 14 milhões de famílias do Bolsa Família.(https://epbr.com.br/desoneracao-sem-efeito-para-diesel-e-glp-poderia-bancar-vale-gas/)

A alta dos preços, que impacta a população de baixa renda, faz com que mais famílias recorram à lenha ou ao carvão. Desde agosto de 2020, o preço médio do botijão subiu 24% até junho deste ano. O Balanço Energético Nacional da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) aponta que a participação da lenha na matriz energética residencial subiu de 24,4% para 26,1% no mesmo período. O GLP recuou de 26,5% para 24,4%. (https://epbr.com.br/maior-uso-de-lenha-reflete-retrocessos-em-politicas-publicas/)

A questão traz novamente à pauta a criação de programas de vale-gás para subsidiar a aquisição do botijão por famílias de baixa renda. O movimento ganha força por meio da ação independente de alguns estados. Ceará, Maranhão e São Paulo lançaram programas com base nos dados do Cadastro Único. Já o Espírito Santo e Rio Grande do Sul estão debatendo nas assembleias legislativas propostas semelhantes. (https://epbr.com.br/estados-criam-vale-gas-apos-disparada-dos-precos-em-2021/)

Paralelamente, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que pretende criar um auxílio para compra do botijão de gás. De autoria do deputado Carlos Zarattini, a proposta prevê que parte dos royalties de petróleo e da CIDE seja usada para subsidiar as famílias inscritas no Cadastro Único na compra do botijão. O benefício seria concedido via cartão magnético, aceito apenas em revendas autorizadas pela ANP. (https://epbr.com.br/programa-social-para-gas-de-cozinha-avanca-na-camara-dos-deputados/)