Fonte: Metrópoles / Imagem: Hugo Barreto / Metrópoles

O Programa Cartão Gás do Governo do Distrito Federal (GDF) tem por objetivo auxiliar a população em risco social na aquisição do botijão de gás de cozinha, neste período de pandemia da Covid-19. Para solicitar o Cartão Gás é preciso saber se você está dentro das regras do programa. O benefício de R$ 100 será concedido a cada dois meses e promete atender a 70 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Os requisitos para recebimento do auxílio são: estar inscrito no Cadastro Único, ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo, ter declarado comprometimento de renda com a aquisição do GPL 13kg, residir no Distrito Federal e ter idade igual ou superior a 16 anos.

A inscrição é feita pelo site do BRB social e é preciso apenas entrar com o CPF, já que todo o cadastro do CadÚnico, da Secretaria de Desenvolvimento Social, foi repassado ao BRB; então o cadastro é feito apenas para a retirada do cartão.

Uma lista com os contemplados vai ser divulgada no dia 31 de agosto e o benefício começa a valer a partir de setembro. Segundo Ibaneis Rocha, “em torno de 15 dias após o cadastramento, o cartão estará nas mãos das pessoas. É só o prazo de tramitação do processo e da entrega do cartão”, destacou o governador do Distrito Federal.

Como usar o benefício?
A função débito do cartão poderá ser usada em estabelecimentos cadastrados no projeto do GDF. O cadastro dos estabelecimentos será feito pela Secretaria de Economia e divulgado junto à lista dos contemplados do programa.

De acordo com o GDF o benefício emergencial tem duração de 18 meses. Os contemplados poderão ter acesso a um botijão de gás de 13 kg a cada dois meses, a princípio.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) é a responsável pelo programa social. A pasta fará a operacionalização do Cartão Gás e o Banco de Brasília (BRB) será o agente financeiro. A previsão é que o auxílio seja financiado por recursos do Tesouro local, dependendo de disponibilidade.