Fonte: Correio da Bahia – Impresso / Imagem: Pedro Ladeira

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou ontem no Fórum de Governadores, que o aumento no preço dos combustíveis não é culpa dos governadores. A declaração é uma resposta ao presidente Jair Bolsonro que tem defendido que a alta nos preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha se deve a um aumento da alíquota do ICMS, um imposto estadual. Segundo Ibaneis, essa “narrativa” é uma “falácia”. “Nenhum governador em nenhum estado aumentou o ICMS dos combustíveis”, afirmou. “Houveram nove reajustes de combustíveis pela Petrobras (empresa controlada pela União)”, completou. Ibaneis afirmou ainda que o aumento no preço de combustíveis tem relação com a instabilidade política do Brasil, que, diz, tem provocado a desvalorização do real frente ao dólar. “Isso (alta dos combustíveis) é gerado, também, pela instabilidade política por que passa o Brasil”, disse. O ministro da Economia Paulo Guedes, que depende do Congresso para aprovar suas medidas, pediu apoio dos parlamentares e falou que não se pode, por disputas políticas, “afundar o barco”.