Fonte: Reporter MT / Imagem: Distribuição

Vídeo viral tem milhões de visualizações. Especialistas explicam que manobra pode afetar segurança, dar falsa sensação de economia e causar desperdício do gás, uma vez que o consumidor pode não aproveitar todo o conteúdo do botijão.

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem diz que deixar o registro do botijão de gás de cozinha meio fechado reduz o consumo em 50%. É #FAKE.

“Eu fiz um teste e está funcionando muito bem. O gás dura 50% a mais só com isso que eu vou mostrar pra você agora. E não perde a qualidade do fogo. Ao invés de você abrir por completo, você vai fazer isso aqui. É como se fosse uma torneira. Se você abre muito, sai muita água. Se você fecha um pouco, continua saindo água, só que em uma quantidade menor. Em vez de deixar ele em pé, para sair todo o gás, você vai deixar metade fechado. Não tem perigo de explodir. Não perde a qualidade nenhuma na chama”, diz o homem no vídeo viral, que tem milhões de visualizações.

Especialistas ouvidos pelo g1 deixam claro que a teoria não tem fundamento e pode implicar risco à segurança do usuário, além de desperdício de gás.

“Não é isso que vai determinar a questão do consumo. Na verdade pode até gerar uma questão de segurança para o usuário”, diz Claudio Garcia, engenheiro de aplicação da divisão de reguladores de gás na Aliança Metalúrgica.

Ele explica que o regulador reduz em 250 vezes a pressão do gás que sai do botijão, que está em alta pressão, para o consumo no fogão, que é de baixa pressão.

Leia mais em: https://www.reportermt.com/cidades/deixar-registro-do-gas-de-cozinha-meio-fechado-reduz-consumo-pela-metade/162746

Categorias: DestaqueNotícias

Copyright © 2016 - Sindigas - www.sindigas.org.br — Todos os direitos reservados - Política de Privacidade