Fonte: Agência Petrobras / imagem: André Ribeiro

O presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, esteve em Duque de Caxias (RJ) na manhã desta quinta-feira (28/04) para visitar as instalações da Refinaria Duque de Caxias – Reduc e conhecer iniciativas socioambientais apoiadas pela Petrobras no município.

José Mauro foi à Escola Municipal Campos Elíseos, onde participou da entrega de vouchers para aquisição de gás de cozinha e cartões alimentação para famílias de comunidades próximas à Reduc. Esta ação faz parte do programa social de acesso ao gás de cozinha, através do qual a Petrobras destinará um total de R$ 300 milhões em doações a famílias das diversas regiões do país. Até o final de 2022, serão entregues, em média, cerca de 195 mil botijões, 58 mil cestas básicas e 150 mil refeições por mês.

“A Petrobras está ao lado da sociedade e somos muito mais que os negócios ou os resultados que entregamos. Nossa responsabilidade é proporcional ao nosso tamanho e, quanto mais recursos a Petrobras gera, mais ela devolve aos brasileiros, por meio de programas como este, de acesso ao gás de cozinha, na forma de dividendos e tributos ou no apoio a projetos que promovam a educação e a geração de renda para a população”, ressaltou José Mauro.

Na ocasião, o presidente também assistiu a uma apresentação circense do Unicirco, projeto apoiado pelo Programa Petrobras Socioambiental que desenvolve suas atividades em uma lona instalada no interior do colégio, e conheceu a nova sala de computação da escola, equipada com computadores doados pela Petrobras através do programa de inclusão digital Janelas para o Amanhã.

Antes, na Reduc, José Mauro visitou a área industrial e recebeu informações sobre as características do ativo, que transforma petróleo em 55 tipos de derivados diferentes, como gasolina, diesel, gás de cozinha, querosene de aviação, além de lubrificantes, parafinas e petroquímicos. A unidade é a mais complexa do parque de refino da Petrobras.

Para os próximos cinco anos, a companhia prevê investimentos de aproximadamente US$ 2 bilhões na Reduc com o objetivo de torná-la ainda mais competitiva. Desse valor, US$ 1,6 bilhão será destinado à integração da refinaria com o Polo GasLub Itaboraí (RJ), para produção de óleos lubrificantes mais avançados e combustíveis com baixo teor de enxofre. Outro destaque são as obras de adequação da unidade de hidrotratamento (HDT), que ampliarão a capacidade de produção de diesel S-10 da Reduc dos atuais 5.000 m³/dia para 9.500 m³/dia em 2023.