Fonte: FDR / imagem: CJJ

A caixa econômica federal confirmou que cerca de 5,6 milhões de famílias receberão o valor de R $110,00 reais  de vale gás, iniciando agora, no mês de agosto. O benefício terá seu valor dobrado por conta da emenda constitucional que elevou o valor de todos os benefícios sociais.

pagamento do vale gás segue os moldes do auxilio Brasil, irá ser efetuado do dia 09 ao dia 22 de agosto, seguindo pela ordem do dígito final do Número de Inscrição social (NIS) tendo também seu calendário de pagamentos antecipado, tal qual o auxilio também teve suas datas antecipadas neste mês.

Os benefícios originalmente seriam pagos nos últimos dez dias úteis de cada mês, mas com a antecipação do calendário ficam vigentes as novas datas (a partir do dia 09) e não o dia 18 como havia sido anunciado anteriormente.

O valor dobrado do vale gás cobrirá 100% do valor médio do botijão de gás de 13 quilos nas parcelas de agosto, outubro e dezembro. Em 2023 o benefício volta a cobrir apenas 50% do valor médio do botijão.

Como o valor do Vale gás é calculado?

A Caixa Econômica Federal se baseia nas pesquisas da Agência Nacional de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP), que divulga o preço médio do semestre anterior do botijão de gás liquefeito (GLP) dessa forma, para acompanhar os preços, o benefício terá seu valor reajustado a cada dois meses.

Quem pode receber o Vale gás?

Somente aqueles que estão inclusos no cadastro único para programas sociais do Governo federal e que tenham pelo menos um membro da família que receba o benefício de prestação continuada (BPC) estão elegíveis a receber o vale gás.

Vale salientar que as mulheres responsáveis pela família terão preferencia a adesão e recebimento do benefício , assim como vítimas de violência doméstica, como definido pela lei que originou o programa.

Como será o pagamento?

O pagamento será efetuado pelos mesmos cartões e senhas do Auxílio Brasil, sacado em lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes bancários Caixa Aqui. O benefício também pode ser acessado por meio das poupanças digitais, criadas para o pagamento do auxílio emergencial e movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.