Fonte: G1 / imagem: Sindigás

O gás de cozinha (GLP) teve um novo aumento nesta segunda-feira (5), e chegou ao preço médio de R$ 135 em algumas revendedoras de Salvador. O aumento em média foi de R$ 5.

Segundo o Sindicato dos Revendedores de Gás (Sindigás), o novo reajuste acontece por conta de um dissídio da categoria, que está previsto para acontecer na próxima semana. Portanto, o reajuste não foi praticado pela Acelen, empresa que administra a privatizada Refinaria Mataripe.

Na última semana, o reajuste foi uma redução de 6,1%, e os botijões custavam entre R$ 125 e R$ 130. Na ocasião, a Acelen explicou que os valores são definidos por critérios de mercado, levando em conta variáveis como o custo do petróleo – que é adquirido a preços internacionais –, dólar e frete.

Em dois anos, o preço do gás de cozinha comercializado na Bahia quase dobrou. Em julho de 2020, um botijão saía das revendedoras por R$ 58. Em julho do ano passado, o valor médio era de R$ 82.