Fonte: EXTRA / imagem: CJJ

A Petrobras anunciou mais uma redução no preço médio de venda do gás de cozinha (GLP) para as distribuidoras, que começa a valer nesta sexta-feira (dia 23). O valor passará de R$ 4,0265 por quilo para R$ 3,7842/kg, o equivalente a uma queda de 6,01%. Embora o botijão tenha ficado mais caro no varejo nas últimas três semanas, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) aposta agora no barateamento do produto.

Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do botijão de 13kg no país aumentou 1,19% na última semana, chegando a R$ 113,25. Antes, o valor praticado era R$ 111,91. No dia 13 de setembro, a Petrobras implementou um corte no preço para as distribuidoras que não foi repassado aos consumidores.

O motivo, segundo fontes, teria sido uma convenção coletiva com data em primeiro de setembro, mas ainda em negociação. Caso o acordo venha a ser fechado, os empregadores terão que arcar com pagamentos retroativos a seus funcionários. Por isso, estariam evitando perder qualquer margem.

No entanto, considerando que as vendas de GLP caíram 4,5% no acumulado do ano em relação a 2021, Sérgio Bandeira de Mello, presidente da Sindigás, acredita que a redução desta semana será repassada:

— A queda de preço acompanha o comportamento do mercado internacional e as pressões competitivas. O consumidor tem papel importante de pesquisar e procurar a melhor proposta de valor dentro da sua marca de preferência.

Mello destaca que, como o preço do GLP não é controlado, não é possível estimar a proporção da redução no preço final. Dentro as distribuidoras, fontes calculam uma queda de R$ 2,60 a R$ 3,10 por botijão já na próxima semana.

Procurada, Supergasbras e Ultragaz afirmaram que não iriam se posicionar sobre o tema. Nacional Gás e Copagás não responderam.