Fonte: Poder 360 / imagem: Petrobrás

Amenos de 2 meses da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), o Brasil se apresenta com uma ambição climática muito aquém da necessária para atingir as metas do Acordo de Paris. Essa avaliação foi consenso entre os participantes da sessão temática no Senado– realizada em 13 de setembro de 2022–, que discutiu as propostas do Brasil para o maior evento climático mundial. E, tendo em vista que parte das emissões de gases de efeito estufa é produzida por algumas formas de produção e consumo de energia, este setor está no centro dessas discussões.

No entanto, de 2020 para 2021, houve, no Brasil, uma redução na participação das energias renováveis na matriz energética, saindo de 48,4% para 44,7%. Além de um aumento das energias não renováveis, que passaram de 51,6% para 55,5%. Isso, principalmente, em função do enfrentamento à escassez hídrica por meio da substituição pelas termelétricas movidas a gás natural….

Leia mais: https://www.poder360.com.br/opiniao/reposicionar-a-petrobras-para-transicao-energetica-e-essencial/