Fonte: G1 / imagem: CJJ

Nesta segunda-feira (2), primeiro dia útil de 2023, foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) decretos com as primeiras medidas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinados e anunciados durante a cerimônia de posse no domingo (1).

Dois temas importantes na área econômica – e já anunciados pelo novo governo – ainda não foram publicados:

• a medida provisória que vai elevar o salário mínimo para R$ 1.320 – valor já autorizado no Orçamento;
  • a medida provisória que prorroga, por 60 dias, o imposto federal zero sobre combustíveis.

A MP da desoneração dos combustíveis foi assinada na cerimônia do domingo, mas o texto não foi publicado.

Questionado ao chegar para a cerimônia de posse do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o novo secretário do Tesouro, Rogério Ceron, disse que as medidas devem ser publicadas ainda nesta segunda.

Até que isso aconteça, no entanto:

• fica valendo o salário mínimo de R$ 1.312 editado por Jair Bolsonaro em dezembro;
  • voltam a incidir os impostos federais sobre os combustíveis.

O que foi publicado

Entre os decretos divulgados em edição extra do DOU estão:

• decreto que muda a política de controle de armas;
  • decreto que restabelece combate ao desmatamento;
  • decreto que restabelece o Fundo Amazônia;
  • revogação de decreto que permitia garimpo em áreas indígenas e de proteção ambiental;
  • decreto sobre inclusão na educação;
  • decreto que muda as regras para inclusão da sociedade na definição de políticas públicas;
  • decreto que regulamenta a Lei que cria o Fundo Nacional do Meio Ambiente;
  • decreto que altera as regras para a apuração e punição de infrações relacionadas ao meio ambiente.

Além dos decretos presidenciais, também foram publicados os seguintes despachos: