Fonte: EPBR / imagem: Petrobras

A Petrobras informou nesta quarta-feira (4/1) que seu Conselho de Administração aprovou o encerramento antecipado do mandato de Caio Mário Paes de Andrade como presidente da Petrobras, com efeitos a partir de hoje.

Caio Andrade também renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração.

Foi o último presidente da gestão Jair Bolsonaro, depois de uma série de mudanças implementadas para tentar conter o aumento dos preços dos combustíveis no ano eleitoral de 2022.

O diretor de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen, assume, interinamente, a presidência da empresa até a eleição e posse do novo presidente.

Reveja o programa epbr entrevista com João Henrique Rittershaussen, novo presidente interino da Petrobras

Novo presidente da Petrobras

O governo Lula já oficializou a indicação de Jean Paul Prates para comandar a estatal. A indicação está sendo analisada pela Casa Civil e depois será encaminhada para a Petrobras.

Jean Paul Prates tem um histórico de atuação no setor de energia. Ele é advogado e economista, com mestrado em Planejamento Energético e Gestão Ambiental pela Universidade da Pennsylvania, nos EUA, e em Economia de Petróleo e Motores, pelo Instituto Francês do Petróleo.

Foi assessor jurídico da Petrobras Internacional (Braspetro), entre 1988 e 1991, e atuou, entre 1997 e 1998, como consultor do Ministério de Minas e Energia (MME) e da ANP — período no qual foram aprovadas a Lei do Petróleo e instituída a Rodada Zero, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Na política, antes de ser senador, foi secretário de Energia do Rio Grande do Norte, entre 2008 e 2010, no governo Wilma de Faria — período marcado pela expansão da energia eólica e solar no estado.

Em 2014, foi eleito primeiro suplente da senadora Fátima Bezerra (PT/RN) e assumiu a cadeira no Senado em 2019, quando Bezerra se tornou governadora