Fonte: Agência CMA / imagem: CADE

São Paulo – O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro, encaminhou ontem (04/01) para a superintendência-geral da autarquia um ofício solicitando apuração de possível formação de cartel no mercado de revenda de combustíveis em diferentes localidades brasileiras.

Segundo o órgão, a solicitação foi motivada pela publicação de notícias em diversos veículos de comunicação apontando aumentos repentinos nos preços de combustíveis em diferentes regiões no período de transição do governo federal. Conforme notícias encaminhadas, os acréscimos foram percebidos pelo menos no Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco e Minas Gerais.

O presidente do Cade também solicitou ao Departamento de Estudos Econômicos (DEE) que solicite à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) os dados referentes aos preços dos combustíveis praticados com o objetivo de realizar os testes quantitativos necessários às investigações.

O ofício foi recebido pela superintendência-geral como representação e incluído em inquérito administrativo (08700.000899/2021-18) em andamento na autarquia, que investiga práticas anticompetitivas no setor de revenda de combustíveis em diversos estados do país.