Fonte: A Critica / imagem: Petrobras

Um grupo de cerca de 30 manifestantes fechou, na noite deste domingo (08), uma das entradas de refinaria, localizada em  Manaus, que abastece os postos de combustíveis da capital amazonense e vários estados da região Norte. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), insatisfeitos com o resultado das urnas, planejam impedir a entrada de caminhões-tanque.

Em nota, a Refinaria da Amazônia informou que está tomando as providências necessárias para que não haja descontinuidade no fornecimento de combustíveis (veja nota na íntegra no fim desta matéria)..

A equipe de A CRÍTICA acompanhou a reunião do grupo de bolsonaristas, formado por homens, mulheres, crianças e indígenas, e viu a preocupação dos manifestantes em chamar mais pessoas para que as duas entradas da refinaria sejam bloqueadas.

Pelas falas, a entrada e saída de funcionários não será impedida, somente os caminhões com combustíveis seriam barrados.

“O objetivo é bloquear a entrada. Como a gente consegue fazer isso? Tenho uma entrada única desse lado [Av. Mario Andreazza] se a gente colocar as duas fileiras de carros aqui a gente restringe a saída e coloca o pessoal numa faixa ou cordão humano, alguma coisa pra impedir a saída. Na entrada a mesma coisa”, disse um dos manifestantes ao grupo.

“Cinco a dez pessoas de mãos dadas lá a gente consegue fazer um cordão e parar um caminhão-pipa [se referindo ao caminhão-tanque]”, completou.

Uma das manifestantes, que se identificou como “cacica Ramaia” e estava vestida com adereços indígenas. Ela ofereceu ao grupo que se identificavam como indígenas para fazer o cordão humano, afirmando que a Polícia Militar não poderia dispersá-los por se tratarem de indígenas.

As Forças de Segurança do Estado e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) começaram a chegar na, por volta das 17h40, nas ruas que dão acesso à refinaria, após reportagens mostrarem o chamamento de bolsonaristas para o ato.

Agentes da Polícia Militar, Batalhão de Choque, Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), Núcleo Especializado de Operações no Trânsito (NEOT), do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e PRF ocuparam três pontos. Dois deles estão na Rua Rio Quixito, uma em frente a Reman e outra TAG Base Manaus onde foi formada uma barricada. Outra concentração das forças de segurança estão localizadas na Avenida Ministro Mário Andreazza, onde está a maior parte dos manifestantes.

Nota da Refinaria

A Refinaria da Amazônia informa que está acompanhando o movimento ocorrido neste domingo (8) na frente de sua sede, no Distrito Industrial, e que está tomando as providências necessárias para que não haja descontinuidade no fornecimento de combustíveis.