Fonte: Click Petróleo e Gás / imagem: Petrobras

A queda no valor do Gás natural da Petrobras para o próximo mês é resultado de um reajuste trimestral, conforme estipulado no contrato com a concessionária de gás dutoviário. A Gas Energy calculou que no Nordeste os preços para fornecedores privados devem cair na mesma proporção, com média de R$ 1,81 por metro cúbico, ante R$ 2,5 por metro cúbico da Petrobras. A região tem concentrado mais novos fornecedores como Shell, Galp, PetroReconcavo, Origin Energia, Equinor, 3R e Alvopetro.

Gás natural da Petrobras no Sudeste e em outros contratos

No Sudeste, onde o mercado da Petrobras é mais concentrado, os spreads são menores. A consultoria estima que o valor médio dos demais fornecedores cairá 8,4%, para 2,15 reais/m3. Mesmo assim, ainda abaixo do patamar da Petrobras.

A queda dos preços nas estatais reflete duas coisas: a depreciação do petróleo, ao qual o gás está atrelado, e a redução do fator Brent no preço do gás estipulado nos contratos. — A indexação do petróleo Brent cai de 16,75% para 14,4% até 2023 nos contratos com distribuidoras no final de 2021. No entanto, alguns distribuidores têm contratos mais antigos com a Petrobras e estão sujeitos a outros preços.

Outros contratos de fornecedor-distribuidor envolvem fórmulas e prazos de reajuste diferentes, mas a maioria também está vinculada ao petróleo. Portanto, com o impacto maior da queda do preço do barril, os preços também devem cair no próximo trimestre. Metodologia: A Gás Energia calcula o preço médio para fornecedores com base na média ponderada do número de contratos em cada estado. As médias regionais são então calculadas por média aritmética simples entre os estados.

Mais detalhes sobre o Gás natural da Petrobras

O gás natural é amplamente utilizado em residências para aquecer chuveiros e acender fogões. No entanto, sua escolha como combustível não se limita a esses usos. Também pode ser usado para aquecer saunas, piscinas, lavadoras e secadoras, sistemas de refrigeração, lareiras, aquecedores de ambientes e até mesmo para churrasqueiras. A opção pelo gás natural criou um mercado próspero, especialmente nos centros metropolitanos do país. As empresas de distribuição nacionais têm vindo a expandir a sua rede, investindo fortemente na remodelação e remodelação de casas.

Categorias: DestaqueNotícias

Copyright © 2016 - Sindigas - www.sindigas.org.br — Todos os direitos reservados - Política de Privacidade