Fonte: EPBR/ Imagem: MME

Com a indicação, Alexandre Silveira conclui a montagem de seu secretariado na área de energia

BRASÍLIA — O ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Efrain da Cruz, será o secretário-executivo de Minas e Energia, confirmou nesta sexta-feira (17/3) o ministro Alexandre Silva (PSD/MG). A expectativa é que a nomeação seja publicada em edição extra do Diário Oficial da União ainda hoje.

A escolha encerra uma novela que se arrastava desde janeiro em torno da vaga mais importante do MME abaixo do ministro.

Um dos cotados inicialmente para o cargo, Bruno Eustáquio sofreu resistências do Palácio do Planalto. Ele foi secretário-executivo adjunto do MME e secretário-executivo do Ministério de Infraestrutura no governo de Jair Bolsonaro e foi taxado de “privatista” por quadros do PT, devido sua atuação na desestatização da Eletrobras.

Conforme antecipado pelo político epbr, serviço exclusivo de cobertura de política energética da epbr, Eustáquio vinha trabalhando informalmente dentro do MME, mesmo sem aval do Planalto.

Silveira negou atritos na sua relação com Lula, na escolha do secretário-executivo da pasta.

“Na verdade, eu sempre disse que teríamos alguns nomes sendo avaliados pelo Planalto. Houve uma grande especulação em torno dessa questão da composição do MME. Fato é que eu só tenho a agradecer ao presidente Lula, que em momento algum faltou a sua solidariedade e a sua compreensão de que o ministro de Minas e Energia tem uma grande responsabilidade com o Brasil”, disse, a jornalistas, após participar da primeira reunião do Conselho de Política Energética (CNPE) do novo governo Lula.

Apesar de protestos de sindicalistas contra a atuação de Eustáquio no MME, Silveira revelou que pretende mantê-lo em sua equipe, provavelmente no cargo de assessor. O mesmo deve ocorrer com Vitor Saback, atualmente diretor da Agência Nacional de Águas (ANA).

Com a indicação de Efrain, Alexandre Silveira conclui a montagem do seu quadro de secretários na área de energia. O ministro já havia confirmado:

Pietro Mendes como secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis;
Thiago Barral como secretário de Planejamento e Transição Energética;
e Gentil Nogueira como secretário de Energia Elétrica.
O currículo de Efrain
Efrain é nome ligado aos senadores Marcos Rogério (PL/RO) e Davi Alcolumbre (União/AP).

Foi indicado por Silveira também para uma vaga no conselho de administração da Petrobras, embora sua trajetória profissional esteja mais ligada ao setor elétrico.

Ele é advogado, especialista em Direito da Energia, pós-graduado em Direito Público e mestrando em Direito e Desenvolvimento.

Seu currículo inclui experiências como diretor das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre).

Foi também membro consultor-titular da Comissão Especial de Energia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e presidente da Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Relop).

Categorias: DestaqueNotícias

Copyright © 2016 - Sindigas - www.sindigas.org.br — Todos os direitos reservados - Política de Privacidade