Fonte: epbr / Imagem: Supergasbras

Supergasbras é destaque de pesquisa da consultoria global Great Place To Work em óleo e gás; Taesa lidera em energia

RIO — A Supergasbras foi eleita a melhor empresa do setor de óleo e gás para se trabalhar no Brasil em 2023, em pesquisa elaborada pela consultoria global Great Place To Work (GPTW).

A Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa), por sua vez, ficou na primeira posição entre as companhias dos segmentos de geração, distribuição e transmissão (GTD).

Este é o primeiro ranking de óleo e gás divulgado pela GPTW e leva em consideração empresas dos segmentos de extração, distribuição e cadeia de valor (prêmio vencido pelo escritório da Supergasbras no Rio de Janeiro); e transporte e logística, cujo principal destaque foi a BR Partners Logística Internacional.

No setor de energia, além de premiar a melhor colocada em GTD (Taesa), a GPTW também divulgou um ranking para a área de comercialização, liderado pelo Grupo MGO; e para a cadeia de valor de energia, cujo principal destaque foi a Tecnova Engenharia.

Confira abaixo o ranking das cinco melhores empresas para se trabalhar, por segmento:

Óleo e Gás: extração, distribuição e cadeia de valor
Supergasbras RJ
Aker Solutions
3R Petroleum
TotalEnergies Brasil Distribuidora
Distribuidora Equador

Óleo e Gás: transporte e logística
BR Partners Logística Internacional

NeoSolar
Solarvolt
Araxá Solar
RDE (Referencial Desenvolvimento Energético)

Como funciona a pesquisa? São duas etapas: uma primeira, quantitativa, que funciona como classificatória para a etapa seguinte, de preenchimento dos questionários de certificação e ranking.

Ao todo, foram 69 empresas inscritas para o ranking de óleo e gás. Juntas, essas companhias somam 16,4 mil funcionários. No setor de energia, foram 69 inscritos e um universo de 87,9 mil funcionários.

O perfil de cada setor

No setor de óleo e gás, entre os funcionários que trabalham nas empresas vencedoras:

Idade: 35% têm entre 35 a 44 anos; 31% entre 26 a 34; 16% entre 45 a 54; 12% até 25 e 7% acima de 55. A idade média dos presidentes está na faixa dos 53 anos.

Escolaridade: 52% têm o ensino médio completo ou menos, 21% o superior completo, 14% ensino superior incompleto e 12% pós-graduação.

Gênero: 79% das empresas é composta por homens e 21% por mulheres. Nos cargos de alta liderança, 85% são ocupados por homens e 15% por mulheres.

ESG: 27% das empresas possuem estratégias, políticas e/ou práticas estruturadas ESG; 20% tem algum programa específico para contratação e inclusão de grupos minoritários.

60% das empresas premiadas indicaram que possuem horário híbrido de trabalho, nenhuma dispõe de redução de jornada sem redução de salário, 80% das empresas possuem licença maternidade/paternidade para famílias homoafetivas e 47% indicaram que dispõem de horário flexível para funcionários.

Quando questionados sobre o motivo de permanecerem nas companhias de óleo e gás, 38% dos colaboradores responderam oportunidade de crescimento, 14% alinhamento de valores, 32% qualidade de vida, 14% remuneração e benefícios e 2% estabilidade.

No setor de energia:

Idade: 31% têm entre 35 a 44 anos; 27% entre 26 a 34; 18% entre 45 a 54; 12% até 25 e 11% acima de 55. A idade média dos presidentes está na faixa dos 44 anos.

Escolaridade: 72% têm o ensino médio completo ou menos, 16% o superior completo, 7% ensino superior incompleto e 5% pós-graduação.

Gênero: 82% das empresas é composta por homens e 18% por mulheres. Nos cargos de alta liderança, 84% são ocupados por homens e 16% por mulheres.

ESG: 33% das empresas possuem estratégias, políticas e/ou práticas estruturadas ESG; 15% tem algum programa específico para contratação e inclusão de grupos minoritários.

65% das empresas premiadas indicaram que possuem horário híbrido de trabalho, 10% das companhias dispõem de redução de jornada sem redução de salário, 90% das empresas possuem licença maternidade/paternidade para famílias homoafetivas e 65% indicaram que dispõem de horário flexível para funcionários.