Fonte: Sete Segundos / imagem: CJJ

O preço cobrado pelo gás de cozinha diminuiu 2,91% em Alagoas, no mês de abril deste ano. O levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) aponta que o produto decaiu mais em comparação ao preço dos combustíveis.

Em janeiro de 2023, o botijão de 13kg do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), nome técnico do gás de cozinha, chegava a custar R$104,39, vindo a reduzir para R$101,36 em abril. No mesmo período no ano passado, era possível encontrar este produto à venda por aproximadamente R$108, em Maceió.

Já o preço da gasolina vendida nos postos de combustíveis alagoanos, de acordo com Governo do Estado, deve recuar 0,6% a partir desta quinta-feira (1º), quando começa a valer o novo modelo de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Em vez da taxação em percentual, como é feita atualmente, a nova cobrança passa a ter alíquota única de R$ 1,22 por litro em todos os estados.

Para tentar garantir a redução no preço final dos combustíveis para o consumidor, o governo de Alagoas deverá realizar ações de fiscalização nos postos do estado. Levantamento feito pela Agência Alagoas junto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mostra que o preço médio da gasolina vendida no estado é de R$ 5,51. Com a redução prevista com o novo modelo de taxação, o valor deve recuar para R$ 5,48 – uma retração de R$ 0,03.

O levantamento da ANP mostra ainda que atualmente, o preço da gasolina vendida nos postos de Alagoas pesquisados pela agência reguladora varia de R$ 5,39 a R$ R$ 5,99. Com a redução, esses valores devem passar de R$ 5,36 a R$ 5,96.