Fonte: CNN / Imagem: ANP

Dois mandados de busca e apreensão foram expedidos para apurar crimes como corrupção e tráfico de influência, além da cobrança de vantagens indevidas

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (22), dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, na capital e em Niterói, na região metropolitana.

O objetivo da operação, chamada Criminalis Vigilantia, que significa “fiscalização criminosa” em latim, é reprimir possíveis crimes de corrupção passiva, concussão, que é quando um funcionário público exige vantagem indevida, e tráfico de influência na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na ação, os agentes apreenderam documentos, além de um celular e um computador.

Segundo as investigações, um servidor público federal da ANP e outras pessoas sem vínculo com a Agência, mas que se passavam por servidores, estariam usando informações sigilosas para conseguirem essas vantagens indevidas de regulados pela autarquia federal.

O funcionário público alvo da Operação Policial foi afastado judicialmente de suas funções, até o desfecho das investigações.

Em comunicado à imprensa, a ANP informou que a operação desta quinta teve início a partir de uma iniciativa da própria Agência, que procurou a PF e que está empenhada em prestar todo apoio e colaborar com as investigações, mas que detalhes não podem ser fornecidos, no momento, para não prejudicar o trabalho da polícia.