Fonte: CNN / imagem: GEQ

Com investimento potencial de R$ 1,2 bilhão, o Grupo Edson Queiroz, Oiltanking e Copa Energia formam nova empresa para construção de um terminal de armazenamento de Gás Liquefeito de Petróleo, mais conhecido como GLP, o popular gás de cozinha. A iniciativa será construída no Porto de Suape, em Pernambuco.

A nova companhia se chamará OTGN e a formalização vem após aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a criação da sociedade entre as empresas.

A operação do terminal terá capacidade de armazenamento de 120 mil metros cúbicos. O investimento está projetado para o primeiro semestre de 2025 e o início da operação está previsto para meados de 2027.

O projeto visa aumentar a segurança do abastecimento de GLP na região Nordeste ao ampliar a capacidade para oferta local e viabilizar a importação do produto.

De acordo com relatório do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), o nordeste representa atualmente 24,76% do percentual de consumo nacional.