Fonte: MME / imagem: Ricardo Botelho/MME

O ministro Alexandre Silveira determinou, nesta segunda-feira (15/04), a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para monitorar o preço do petróleo diante do conflito no Oriente Médio. A portaria instituindo o GT será publicada no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias. A equipe de monitoramento contará com a participação de técnicos do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). Além desses participantes, também serão convidados representantes do setor privado.

Para o ministro, é importante estar atento aos valores da commodity, pois o petróleo interfere diretamente no preço dos combustíveis, na atividade industrial e índices de inflação em toda a economia global. “Estamos vigilantes sobre o assunto e, por isso, determinei a criação de um grupo de trabalho para monitorar a oscilação do preço do petróleo Brent, de modo que possamos agir, dispondo dos mecanismos que já temos à disposição, respeitando sempre a governança das empresas que atuam no Brasil”, enfatizou Alexandre Silveira.

O grupo produzirá relatórios diários sobre os preços do petróleo, tanto na cotação em dólar (moeda em que o produto é negociado) quanto em real. A medida visa dar o diagnóstico direcionado à realidade brasileira, que está exposta tanto pela variação do preço do barril quanto pela moeda americana.