Fonte: Sindigás

O sistema de distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo é extremamente eficiente. Poucas pessoas conhecem a complexidade do fluxo do GLP, desde o seu ponto de partida (produção nacional ou importação) até a sua entrega ao consumidor final. A cadeia virtuosa de distribuição do gás compreende várias etapas concatenadas em uma logística sofisticada, que prima pela segurança, eficiência, agilidade e ganho de escala. Tudo regido por um arcabouço legal que garante a qualidade do produto e dos serviços em cada etapa do processo de entrega do gás ao consumidor final.

Essa sistemática de distribuição, extremamente desafiadora, em função das dimensões territoriais do país, vem sendo constantemente aprimorada ao longo dos anos. É ela que garante a capilaridade do GLP, presente dos grandes centros urbanos até áreas remotas, fazendo essa energia limpa e versátil chegar aos lares brasileiros com tamanha agilidade. Bastam, em média, 17 minutos, após o pedido feito, para o botijão ser entregue na porta da casa do consumidor. Esse modelo eficaz de distribuição é ainda provedor de soluções de fornecimento do produto para comércios, indústrias, empresas do setor de serviços e também para o agronegócio.

Vale ressaltar que em situações de grande adversidade, em especial as que resultam de eventos climáticos extremos, observamos que outras energias, como a elétrica, por exemplo, muitas vezes têm seu fornecimento interrompido por longos períodos. Recentemente, vimos notícias de recorrentes apagões na principal capital do país, com áreas inteiras às escuras por várias horas e até dias. Mesmo em situações adversas, a logística de distribuição do GLP, pela sua “arquitetura” e por contar com uma ampla rede de revendedores extremamente bem posicionada e articulada, consegue suprir a população de forma bastante satisfatória, garantindo a continuidade do abastecimento.

Deve-se notar, ainda, o papel preponderante das cerca de 180 bases de distribuição para envase do gás, por todo o país, que dão um extraordinário suporte à atividade. Os distribuidores operam no atacado e no varejo, contando com a precisa articulação de seus parceiros revendedores. Toda essa engrenagem permite que o GLP esteja presente em 100% dos municípios brasileiros e supere a marca de 91% dos lares brasileiros. São números impressionantes de um setor pujante, com altos índices de satisfação do consumidor e grande rapidez de entrega – 13 botijões entregues por segundo em um processo logístico porta a porta.

O modelo brasileiro de distribuição de GLP é, portanto, motivo de orgulho. Benchmark para vários países que têm o energético como um combustível importante na sua matriz, nosso sistema logístico de distribuição coloca o Brasil na expressiva posição de 11º maior consumidor mundial do produto. Sem dúvida, a inteligência logística é crucial para esse marco e é um dos principais diferenciais de competitividade do GLP.

Sergio Bandeira de Mello

Presidente do Sindigás