GLP: energia doméstica de custo mais baixo

Fonte: Sindigás Os reajustes do botijão de gás criaram uma convicção generalizada, totalmente equivocada, de que o produto é caro e a energia elétrica, tão custosa quanto, ou mais, seria uma alternativa mais econômica ao GLP. Esse pensamento é resultado da proliferação de matérias jornalísticas que apontam a energia elétrica Leia mais…

Inovação sem melhoria é atraso

Fonte: Sindigás Ao longo das décadas, o setor de GLP tem apresentado uma série de inovações. No entanto, elas são pouco percebidas, pois o senso comum restringe essa vasta e complexa indústria ao botijão de 13kg. Quando o entendimento está restrito a um único ponto, a percepção do todo fica Leia mais…

Quem tem medo de botijão?

Fonte: Sindigás Ainda é relativamente comum nos depararmos com a manchete “botijão de gás explode”, em notícias sobre acidente com GLP. Nada mais incorreto. Uma “barriga”, como se diz no jargão jornalístico. Há anos o setor de GLP vem atuando para corrigir essas manchetes, porque botijão não explode. O botijão Leia mais…

Precificação do GLP volta ao debate. Ou nunca sai.

Fonte: Sindigás A discussão em torno da precificação do GLP segue aquecida e, naturalmente, estará em pauta durante este ano eleitoral. Considerado gênero de primeira necessidade, qualquer elevação de preço gera preocupação quanto aos seus efeitos, especialmente sobre a vida dos mais vulneráveis, que têm severas restrições orçamentárias. A situação Leia mais…

Mais acesso ao GLP reduz pobreza energética

Fonte: Sindigás O Congresso Nacional e o Executivo deram, em novembro e dezembro, um importante passo para estabelecer um programa social efetivo de combate à pobreza energética. O programa Auxílio Gás nasce com foco nas famílias mais necessitadas e tem potencial para afastá-las do consumo de lenha. No entanto, a Leia mais…

GLP: direitos e garantias do consumidor

Fonte: Sindigás O debate sobre uma suposta falta de competitividade no setor de GLP é recorrente. A partir dessa ideia equivocada, são fomentadas soluções aparentemente “simples” que enganosamente poderiam baixar preços. De fato, apenas trariam riscos ao bom funcionamento do atual sistema de distribuição, que tem o consumidor e a Leia mais…