Fonte: UOL

A Dacia – marca de propriedade da Renault – terá versões de seus carros para o Reino Unido com a opção de fábrica de utilizar gás liquefeito de petróleo (GLP, o gás de cozinha) como combustível. A variante “Bi-Fuel” virá disponível para Duster, Sandero e Logan.

Ou seja, em vez de converter o carro para gás no mercado de reposição, agora o cliente britânico da montadora poderá adquirir um veículo assim diretamente da fabricante.

De acordo com Loic Bouttiner, engenheiro-chefe do projeto de GLP da Dacia, as plataformas de motores da montadora foram trabalhadas desde o início para utilizarem esta possibilidade. O novo motor TCe 100 feito pela fabricante, com três cilindros e turbo, foi projetado desde o início para funcionar com dois combustíveis, oferecendo 100 cv com gasolina e 101 cv com gás e respectivos torques de 16,3 kgfm e 17,2 kgfm.

O tanque de GLP fica logo atrás do bocal de gasolina. No Sandero e no Logan a capacidade é de 32 litros, enquanto no Duster sobe para 34 litros. Há um botão na cabine que permite alternar entre GLP e gasolina.

De acordo com a montadora, os carros possuem autonomia de 920 km cumulativa, o que o faz esta opção ser 40% mais barata que as versões apenas a gasolina. Além disso, o GLP tem uma emissão menor que a da gasolina, com 116 g/km frente a 128 g/km.

No Reino Unido, os carros da Dacia com esta motorização serão 400 libras (R$ 2.362 na conversão atual) mais caros.